sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sertão do Arararipe ganha maternidade do Programa Mãe Coruja

Pai coruja mima o filho, pouco depois do parto


Carina e seu filho Cauany , que nasceu de parto normal

O governador Eduardo Campos inaugurou nesta sexta-feira (24), em Ouricuri, no segundo dia de viagem ao Sertão do Araripe, a primeira maternidade Mãe Coruja do estado. O programa Mão Coruja tem o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil, garantindo atenção integral às gestantes, aos seus filhos e às famílias. Na ocasião, assinou, junto com 13 municípios do sertão do Estado, um termo de compromisso para a criação do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, que ficará responsável pela administração do Hospital Regional Fernando Bezerra, de Ouricuri.

Horas antes da inauguração do Hospital, nasceu, de parto normal, Cauany Amorim Evaristo, filho de Carina Evaristo e Antônio de Amorim. Cauan nasceu às 20h10 do dia 23, naz Maternidade Mãe Coruja de Ouricuri, pesando 3,24 kg e medindo 50 cm. A equipe de plantão foi comandada pelo médico Francisco Jânio, auxiliado pelos técnicos Cila e Gésia.

A maternidade do programa Mãe Coruja, localizada no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, vai realizar mensalmente o parto de 200 mulheres da região do sertão do Araripe, que compreende 11 municípios. Foram investidos mais de R$ 525 mil na construção da unidade que vai contar com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.

A nova maternidade possui quatro enfermarias e 16 leitos. Cada um deles possui um alojamento, onde mãe e bebê poderão ficar juntos, enquanto aguardam a alta médica. O setor tem ainda seis leitos de UTI neonatal para partos de alto risco. Também foram adquiridos aparelhos de última geração, que representam um investimento de mais de R$ 300 mil.

Na região do Araripe, segundo dados da Secretaria de Saúde, morrem anualmente 15 gestantes a cada mil nascidos vivos. Na mesma proporção, 32 crianças morrem por ano. Para mudar a situação, o Mãe Coruja coordena projetos oriundos de sete secretarias do Governo de Pernambuco, cadastrando a gestante preferencialmente até o primeiro trimestre de gestação e identificando suas vulnerabilidades.

Entre outras atividades, são realizados pelo programa exames de saúde, distribuição de enxoval, capacitação para o mercado de trabalho e o registro de nascimento civil. Tudo para que a mãe possa criar seu filho em melhores condições sociais. No sertão do Araripe, já estão cadastradas 3.226 gestantes e 1.211 crianças são acompanhadas pelo Mãe Coruja.

Fontes: editordoportal@gmail.com e Iramarai Vilela (Fotos)

Um comentário:

  1. Muito interessante esse programa!
    Mamães,papais e bebês ficarão mais felizes e esaudáveis!

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...