quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis - EBBS


A Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: primeiros passos para o desenvolvimento nacional, foi instituída através da Portaria GM nº 2395, de 07.10.2009.


"A Estratégia apóia-se na idéia de que a integração do ser humano ao macro ambiente social vem precedido de toda uma sorte de experiências do chamado ‘ambiente facilitador’ dos primórdios de sua vida, relacionado à vivência de dependência total do outro ser humano que lhe devota cuidados fundamentais, em geral, a mãe, sendo esta a base da formulação do que denominamos determinantes psíquicos da Saúde.

Foram então consideradas as repercussões de determinantes sociais na relação mãe-bebê, e seus possíveis efeitos sobre a saúde mental de ambos nesta fase inicial.

É lembrada a importância deste componente da saúde na expressão do potencial do indivíduo e na sua capacidade de interação e produção social, que afetam o exercício pleno de sua cidadania, assim como o desenvolvimento mais amplo da sociedade em que vive.

A associação entre saúde, qualidade de vida e desenvolvimento do país e a fruição destes bens inquestionáveis por cada brasileiro, aponta para a importância de destacar a área de Promoção da saúde como a mais relevante estratégia do setor, para evitar o enfoque biomédico tradicional e realizar um diálogo intersetorial com a reorientação dos serviços de saúde.” (trecho extraído da apresentação de Dra. Liliane Penello - MS)


Objetivo principal da EstratégiaIntegrar ações para o desenvolvimento saudável de crianças de zero a 06 anos de idade, estimulando habilidades físicas, psíquicas, cognitivas e sociais.


Público-alvoCrianças de o a 6 anos de idade.


O Programa Mãe Coruja Pernambucana é um dos Marcos Referenciais dessa Estratégia do Ministério da Saúde, que fará a implementação e monitoramento das ações dessa estratégia em 4 municípios brasileiros, representativos das diferentes regiões do país: Rio Branco, Campo Grande, Florianópolis e Rio de Janeiro, e ainda contemplará um território de cidadania (no sertão do Araripe, em Pernambuco).



4 comentários:

  1. Bom dia,
    me chamo Roberta, sou psicóloga, e gostaria de saber se há vaga na minha área pois compreendi como sendo um trabalho muito bonito, se já há algum trabalho sendo realizado em Bom Jardim (PE) e se há possibilidade de contratação?

    Muito obrigada.
    roberln@bol.com.br
    Olinda - PE

    ResponderExcluir
  2. Prezada Roberta, o município Bom Jardim faz parte da II Regional de Saúde do Estado, onde atualmente estamos com o Programa Mãe Coruja Pernambucana implantado em 5 municípios (Aliança, Cumaru, Ferreiros, Macaparana e Salgadinho). Esses municípios são os municípios prioritários dessa região, pelos altos índices de mortalidade infantil.
    Acompanhe a página da internet da Secretaria Estadual de Saúde, pois as seleções para o Programa sempre são divulgadas no site.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Sou Geraldina, Fisioterapeuta moro em Ferreiros e gostaria de saber, quais as exigência necessárias para participar do Projeto Mãe coruja em Ferreiros...
    Agradeço desde já atenção

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Geraldina
    O Programa Mãe Coruja contrata, através de seleção, 2 profissionais para trabalhar nos Cantos Mãe Coruja dos municípios contemplados com o Programa.
    Haverá seleção para alguns municípios, dentre eles está o município de Ferreiros.
    Você pode obter mais informações através do próprio Blog do Mãe Coruja e também pela página da Secretaria Estadual de Saúde na internet.

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...