quarta-feira, 9 de junho de 2010

Grupo de Gestante na Comunidade Quilombola Remanso


Mensalmente o Canto Mãe Coruja de Orocó reuni as gestantes da comunidade Quilombola Remanso em um “Grupo de gestantes”, no qual são discutidas a atuação do Programa no município e realizam-se palestras informativas sobre diversos temas como: aleitamento materno, parto humanizado e puericultura. Este é um espaço de troca de experiência e de interação, visto que além da equipe do Mãe Coruja e das gestantes, o grupo conta com a participação do Programa Saúde da Família (PSF) e dos Agentes comunitários de Saúde (ACS) da região.

Segundo Joana Barros: “o Mãe Coruja trouxe mais respeito aos direitos da mulher e das crianças, principalmente a nós quilombolas que nunca tivemos essas prioridades. Agora me sinto segura”. Joana é ACS e está grávida de 5 meses, ela se cadastrou no Programa Mãe Coruja ainda no1 mês de gestação”.

Recentemente o Canto Mãe Coruja de Orocó também incluiu, juntamente com a Secretaria de Agricultura do município, todas as gestantes quilombolas do Mãe Coruja, no programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este programa é uma das ações do Programa Fome Zero, do Governo Federal, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...