segunda-feira, 12 de julho de 2010

Programa Mãe Coruja Pernambucana no Sertão do Moxotó


Pernambuco está cuidando das mulheres e crianças do Estado através do Programa Mãe Coruja, que foi instituído como Lei nº 13.959, no dia 15 de dezembro de 2009.

O Mãe Coruja nasceu com o objetivo principal de reduzir a mortalidade infantil e materna do estado e para isso busca cuidar de forma ampla da mulher e das crianças, fortalecendo os vínculos afetivos; promovendo uma gestação saudável; e garantindo às crianças nascidas no território pernambucano o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso.

O Programa foi lançado no Sertão do Moxotó em junho de 2008, e contemplou todos os municípios da VI Regional de Saúde de Pernambuco (Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa).

Atualmente o Programa apresenta-se com mais de 9280 gestantes cadastradas e acompanhadas durante a gravidez, e mais de 3860 crianças, filhas dessas mulheres acompanhadas durante seu crescimento e desenvolvimento.

As ações desenvolvidas pelo Programa são bem variadas e apresentam algumas especificidades dentro de cada um dos municípios onde o Mãe Coruja está implantado. Destaca-se aqui a assinatura de convênio para equipagem de maternidades, que no ano de 2007 contemplou quatro maternidades dessa região e em 2009 mais três.

Outra ação que traz excelentes resultados são as oficinas de qualificação profissional. Até o momento o Mãe Coruja já desenvolveu 45 oficinas na Região do Sertão do Moxotó, beneficiando 1120 mulheres.

De acordo com os profissionais do Canto Mãe Coruja dessa Região, as oficinas de qualificação profissional foram de grande importância para as mulheres, pois o curso transformou-se em um espaço de acolhimento e aprendizagem; funcionou também como uma ação terapêutica para as participantes; e as estimulou a ingressar no mercado de trabalho.

Com tudo, é possível notar que o Programa Mãe Coruja Pernambucana e sua equipe trabalham de maneira séria para atingir seu grande objetivo: cuidar das mulheres e crianças do nosso estado!

Um comentário:

  1. Suzana Costa Carvalho14 de julho de 2010 às 11:00

    Quero parabenizar toda a equipe do Mãe Coruja do Sertão do Moxotó pelo trabalho desenvolvido nessa região!

    ResponderExcluir

Por favor deixe seus comentários e sugestões...