sexta-feira, 22 de março de 2013

Semana da Criança na XII Regional




                               SÃO VICENTE FÉRRER
 
      Em são Vicente Férrer, a comemoração da semana da criança aconteceu  nos dias 24 e 25 de outubro no salão paroquial, com a participação das crianças e mães das zonas urbana e rural.
      No dia 24, o evento  iniciou com o teatro de fantoches, seguido da palestra sobr "A importância da puericultura", enquanto a recreação com as crianças no "espaço de pintura" e brincadeiras infantis com as educadoras dos Círculos de Educação e Cultura, mantinham as mães traqüilas para assistir a palestra. Ainda aconteceu o Cineminha na Praça, com o filme: "Os Sem Floresta"  finalizando com um delicioso lanche. No dia 25, foi à vez das crianças da zona rural, também contempladas com muitas brincadeiras e lanche.
 













                                       MACAPARANA

     A Semana da Criança no Canto Macaparana, foi comemorada com muitas atividades voltadas tanto para as crianças quanto para as mães.
    Nesse período de 22 à 25 de Outubro de 2012, foram vivenciadas várias atividades, desde massagens para bebes ( SHANTALA ) , onde as mães recebiam orientações de como aplicar essa terapia milenar, até as brincadeiras populares, teatro de bonecos, rodas de histórias, e o Cineminha na Praça, onde foi grande a participação da criançada.

 









                                                                FERREIROS
 
      A festa foi realizada no Centro Cultural Manoel Pitunga, com bom espaço físico e som para o evento. Na ocasião foram realizadas várias brincadeiras, entre elas:
     Brincadeira de roda, Brincadeira da maçã, Dança da cadeira, Dança da laranja, Corrida do ovo, Cabo de guerra, Estourar bolas, Karaokê, Quebra-panela, Cineminha com telão. Além das brincadeiras, também foi feito sorteios de brindes, oferecido lanche para mães e filhos, sacolinhas de guloseimas e lembrancinhas para todas as crianças. A presença das mães e das crianças foi realmente marcante.
        Com o objetivo de valorizar a criança do Mãe Coruja, criando oportunidade de integração e fortalecendo o vínculo entre as famílias e os profissionais envolvidos no Programa, foi         realizada     as palestras nos círculos de educação e cultura sobre os temas: “O compromisso com a criança”, “Importância do planejamento familiar”,  “Gestação e os cuidados que devem ser tomados durante esse período”, “Informações sobre o desenvolvimento da criança”. Também foi tema de conversa, a importância das primeiras trocas entre mãe e bebê, tais como o compromisso da mãe com o aprendizado dos filhos, focalizando que os pais são referências dos filhos. Nesse contexto foram destacados os seguintes pontos: Conhecer o mundo e seus objetos, Conhecer o outro, Aprender a interagir, Aprender a regular comportamento.Em seguida foi realizado Produção de texto e confecção de cartazes com base nos assuntos em estudo.







 
CONDADO
 
           A semana da criança do Canto Mãe Coruja de Condado foi comemorada de 22 à 26 de outubro de  2012 com a participação de mais de trinta mães e seus familiares.
           Na programação, brincadeiras, pinturas, e o Cineminha na Praça, animava a criançada, enquanto palestras sobre o cuidado com o bebê e alimentação saudável, importância do teste do pezinho e puericultura, orientava as mães ou futuras mamães.
         O evento contou com a participação de muitas gente envolvida na melhoria da qualidade de vida das famílias: o município representado principalmente pela articuladora do Programa , enfermeiras, a escola do estado que forneceu os lanches e brinquedos pedagógicos, a ornamentação do Canto feita com ajuda da prefeitura, o espaço onde aconteceu o Cineminha na Praça, cedido pela  Secretaria da Mulher.
        Enfim, todos entendendo que a união faz a força e juntos podemos mudar e tornar a vida das pessoas mais bonita e saudável.
 
                                                                  ALIANÇA
 
PSFs da zona rural e urbana receberam as festividades relativas ao mês das crianças promovidas pelo Canto Mãe Coruja Aliança.

          Em parceria com as enfermeiras e ACs dos ESF de Upatininga e Chã do Esconso, aconteceram  muitas brincadeiras e alegria junto às crianças e seus familiares.
          Cerca de 70 crianças  em Upatininga  e 150 em Chã do Esconso estiveram presentes para participar das atividades de pintura, desenho, brincadeiras de corrida de saco, cabo de guerra, pescaria, boliche, basquete, tudo com materiais confeccionados pelas técnicas do Canto, além dos materiais recebidos da Coordenação – XII GERES.
        Cada ganhador(a) recebia uma sacolinha com balas, pirulito, e outras guloseimas. O PSF de Upatininga ofereceu um gostoso lanche e no PSF de Chã do Esconso as crianças puderam se deliciar com sorvete, algodão doce e pipoca durante todo o evento.
      O público dos PSFs da zona urbana foram contemplados com o “Cineminha na Praça”, realizado no clube, que também foi um sucesso. É importante destacar o apoio da prefeitura representada pela pessoa da articuladora.


 
     













“Foram dias de muito trabalho para a preparação e realização dos eventos, porém muito gratificante para curtirmos esses momentos não só junto às crianças  do Programa, mas de seus irmãos e  familiares  e ver a alegria estampada em seus rostinhos!” afirmam as técnicas Flora e Claudete.

--


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...