quarta-feira, 22 de maio de 2013

Assessoria do Governador para assuntos do Mãe Coruja em visita aos sertões do Araripe, Pajeú e São Francisco

                                                                                           Orocó
 
           A parte da tarde do dia 14, passamos em Orocó, na Escolada Comunidade Quilombola do Vitorino que reunia ainda representantes das Comunidades de Catinguinhas e Umburana.  Tudo estava preparado e o trabalho foi iniciado coma  apresentação da equipe visitante , das lideranças locais e participantes do  curso.
           A Oficina a ser ministrada se referia ao módulo de Saúde e Nutrição e foi dirigida pela Nutricionista Daniela Drubi que recordou os conhecimentos anteriormente transmitidos sobre Grupos de Alimentos , suas necessidades  ,etc. Foi interessante ouvir depoimentos de modificações de hábitos de alimentação já verificados na comunidade. A seguir a Nutricionista anunciou que iriam ter uma experiência de aproveitamento integral dos alimentos.Com todos os cuidados para a manipulação dos alimentos, ela convocou algumas voluntárias  e foi apresentando as  receitas  para a preparação   de: suco de couve com abacaxi,  cocada de casca de abacaxi e bolo de casca de banana. Ao tempo que a orientadora explicava os processos a seguir, as voluntárias iam executando as preparações que foram servidas tanto às mães quanto às criançassem registro de rejeição.
           O Sr. Alvarez foi informado de que as crianças do Programa foram todas submetidas a exame de sangue para verificara presença de anemia e foram constatados alguns casos cujas mães são orientadas e acompanhadas sobre os procedimentos a serem seguidos para  correção do problema.
          Registro como pontos positivos da visita : presença e participação ativa das 3 Comunidades convidadas, espírito de liderança do articulador, a não obstrução do trabalho escolar normal com a simultaneidade da oficina,  mostrando a integração escola-comunidade, a dinâmica da nutricionista orientadora da oficina.  Ao contrário de Floresta onde as referências ao Mãe Coruja  eram constantes, em Orocó  pouca Mães se identificaram como cadastradas no Programa.   



                                                Parnamirim
 
              Dia 15 de abril, fomos a Parnamirim. O objetivo era ver , por amostragem, como os Municípios estão encaminhando o Plano Decenal da 1ª Infância.
            O local para a reunião foi o Auditório da Secretaria  de Assistência Social e lá nos encontramos com a Comissão Rede/Plano, registrando-se a presença  de representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho  Tutelar, Conselho de Direitos,  além de voluntárias ligadas à questão da Criança. Foi justificada a ausência de alguns membros que se achavam na Zona Rural realizando atividades ligadas”ao 18 de maio” (Combate à Exploração Sexual).     Após as apresentações de praxe, Isijânia Cândido, articulador  avoluntária, discorreu sobre como se  deu a mobilização das Autoridades e Comunidades para  elaboração do Plano que se conclui teve: a  provocação  do Programa Criança com todos os seus direitos, nosso parceiro, a  acolhida do poder público  e da Comunidade e a Assessoria Específica do Centro de Direitos Humanos D. Helder Câmara. O plano já foi aprovado pelo Conselho de Direitos da Criança e será brevemente encaminhado à Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei.
Parabéns a Parnamirim que está entre os 5 Municípios do Programa que estão praticamente na fase final de aprovação do Plano.
                                         
                                                                      
                                                                           Floresta
 
                                         Comissão Europeia visita Municípios do semiárido.
                                                           
                   Dia 15, acompanhamos a equipe da Fundação Abrinq-Savethechildren , no expediente da manhã , visitando na cidade de Floresta, o Centro de Formação da Gerência Regional de Educação. Nosso objetivo como parceiros da Fundação Abrinq-Savethechildren era integrar a Comitiva que acompanhou o Sr.José Maria Alvarez .Este Sr.  monitora em nome da comissão Europeia   os Programas por ela financiados .” O Criança com todos os seus Direitos”  é o Programa com o qual o Mãe Coruja trabalha na formação de seus funcionários na área do semiárido e portanto é nosso interesse também acompanhar a avaliação que será feita.
                   Lá participei como observadora e ao final, com alguns apartes, da Oficina de Multiplicação do Curso Mãe Corujaexatamente do Módulo de Desenvolvimento Psicossocial,   ministrado  pela Acari. De forma lúdica foi repassado o módulo, utilizando a estratégia da caixinha de música com perguntassobre o conteúdo estudado. Dinâmicaque interessou  e provocou a participação de todas. Compunham a roda de pergunta-resposta participantes da Saúde Basica,pessoal dos Círculos de Cultura, funcionárias dos Serviços Sociais em geral , líderes da Pastoral da Criança (voluntárias)Registrei a presença de 21 participantes.
   O Sr. Alvarez indagou sobre quantas pessoas começaram o Curso e quantas continuavam. Constatou-se uma pequena evasão justificada por exemplo com a mudança de emprego ou mesmo a incompatibilidade de seus horários com as atividades do Curso.
                     Outro ponto abordado foi o que o conjunto das cursistas observava de mudança na vida das pessoas  à  medida que o curso se desenvolvia.  Ao que foi respondido que eram verificadas mudanças de visão e posturas das próprias cursistas enquanto funcionárias e muitas enquanto mães, o mesmo sendo sentido pelas mães em geral que recebem o repasse feito por esse grupo.
                      Com mais algumas informações , todas atendidas conforme a compreensão do grupo, o Sr. Alvarez agradeceu poder participar daquela atividade prática, despediu-se e foi ate o Canto
                     Mãe Coruja onde nossas companheiras discorreram sobre o funcionamento total do Programa, deixando clara a função indutora dos seus cargos e a interação entre os vários serviços oferecidos às Mães e suas Crianças.
 
 Textos da Assessora do Governador para assuntos do Mãe Coruja: Cleusa Pereira
  Fotos: Serafim Neto
                                                          
    
 
                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...