segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Bebê Prefeita” do município de Itapetim é um Bebê Coruja, Anne Kely Ferreira de Araujo



 

A Semana da Criança do Canto de Itapetim teve início no dia 07 de outubro de 2013, se estendendo até a sexta, dia 11.  Para tanto, o Canto, estabeleceu várias parcerias, se envolvendo também em algumas ações da “I Semana do Bebê” do município de Itapetim, que foi uma iniciativa do município junto ao UNICEF, uma vez que o município foi certificado pelo Selo. Desde o dia 07 (na segunda-feira) foram realizadas dinâmicas e rodas de conversas com as mães dos 05 Círculos de Educação e Cultura do Mãe  Coruja, sobre os temas: ECA, vacinação, aleitamento materno, puericultura; bem como atividades de recreação com as crianças, como corrida de velocípede, brincadeiras com cama elástica e toca de bolas, contação de histórias, distribuição de brinquedos, entre outros. As lembrancinhas entregues para as crianças durante a semana foram confeccionadas pelas mães, nos círculos de educação e cultura. Detalhando um pouco mais as atividades da semana, temos:

No dia 07 de outubro, houve comemoração na Fábrica de caju, com as mães do Círculo da Gameleira I e II. Ainda nesse dia, tendo em vista a Semana do Bebê, o canto foi convidado para dar uma palestra sobre a importância da Alimentação Saudável na gravidez e da Vacinação para as crianças, bem como do acompanhamento pelo Programa Mãe Coruja, em encontro promovido pelos profissionais do Programa Bolsa Família do município e as famílias beneficiárias. Também vale a pena salientar que a “I Bebê Prefeita” do município foi Anne Kely Ferreira de Araujo, nascida no dia 07 de outubro de 2013, às 08:20h, é uma das crianças acompanhadas pelo Programa.

 

 
Na terça, dia 08 de outubro, participamos da “I Feira do Bebê de Itapetim”, onde apresentamos um Stand sobre o Programa Mãe Coruja, além de vídeo produzido em homenagem às mães, aonde foi mostrado todo o atendimento às gestantes e crianças na Unidade Mista Maria Silva, nos PSFs e no Mãe Coruja. Na oportunidade foram trabalhados vários temas relacionados à saúde da criança, com stands abordando: Vacinação, Aleitamento Materno Exclusivo, Cuidados com o Bebê, Prevenção de acidentes na Infância e teste rápido de HIV (agora oferecido pelo município), Xantala e a importância do exercício físico durante a gravidez; alimentação na 1a Infância; e sobre os trabalhos realizados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos II (SCFV II). Tal feira foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Mãe Coruja, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Unicef, ocorrendo na Academia da Saúde, a partir das 17 horas. Na ocasião, foi recebida a visita da representante do Selo Unicef. A recreação das crianças ficou sob a responsabilidade dos jovens do SCFV II, com distribuição de lanches e brincadeiras em uma cama elástica.


Na quarta, dia 09, foi realizada comemoração no Distrito de Piedade, com as mães e crianças dos Círculos, contando com o apoio da Associação Rural do Distrito, bem como dos Profissionais do PSF. Ainda na quarta, participamos do evento na “Creche Criança Feliz”, aonde temos crianças matriculadas. Na Creche foi abordado o tema “Afetividade”, aonde o canto participou como facilitador, realizando uma dinâmica sobre a “demonstração do afeto”, junto aos pais das crianças, e em seguida uma roda de conversa sobre o tema.

Na quinta, dia 10 de outubro, a comemoração foi no Canto Mãe Coruja, em Itapetim, com as mães e crianças dos círculos. Na oportunidade, contamos com a presença da Secretaria de Saúde, e a Secretaria de Assistência Social, além do UNICEF local para o  Selo Unicef, que nos apoiaram nesse evento.

 
As festividades acabaram na sexta-feira, dia 11 de outubro, com comemoração no Distrito de São Vicente com as mães e crianças dos Círculos, pela manhã, e a noite participação na cerimônia de Culminância da “I Semana do Bebê de Itapetim”, na Praça João Leite. Na oportunidade, participamos da caminhada do bebê. Durante a cerimônia foram apresentadas as atividades desenvolvidas durante a semana pelas Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, e anunciado que a Escola Vicente Dias doará os livros de histórias, confeccionas durante a semana por seus alunos, ao Canto Mãe Coruja.
 
 
A Equipe do Mãe Coruja de Itapetim agradece a todas as mães pela participação ativa durante a semana, em todas as atividades.
 










Texto: Profissionais do Canto de Itapetim
Revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana  
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...