terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nos municípios onde tem o Mãe Coruja, o mês de outubro é da criança

            Em uma das matérias publicadas aqui no nosso blog, dia 01 deste mês, sugerimos aos nossos leitores ter um entendimento maior do que estamos construindo no Mãe Coruja sobre o desenvolvimento infantil, se permitindo em assistir aos  vídeos  que disponibilizamos no link  de nossa página inicial sobre a primeira infância.  A partir de agora postaremos matérias vindas de todos os municípios sobre as atividades   passadas, e que estarão acontecendo, que estejam ligadas aos  assuntos da primeira infância.
         O Programa Mãe Coruja  em outubro trabalha o mês da criança em todos os 103 municípios onde  está implantado com uma programação direcionada a garantia de direitos da criança, como exemplo, o direito de  brincar.
Confiram!

 




Santa Maria da Boa Vista garantindo o direito da
criança
 
Toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada,
 
respeitada e amada.
 
 
         O Programa Mãe Coruja Pernambucana em parceria com o município teve a honra de convidar vários setores como instituições municipais e da sociedade civil e o comércio para prestigiar o momento de abertura oficial da Semana da Criança Coruja.         Na ocasião serão proporcionadas às famílias, crianças, educadores e outros profissionais, um momento de troca de conhecimentos. Assim como foi uma oportunidade para apresentar o Programa Mãe Coruja Pernambucana, bem como apresentar o cronograma de atividades que serão oferecidas aos meninos e meninas durantes o mês de outubro. Todas as ações terão finalidades de valorização à interação, a ética e a construção do conhecimento através das brincadeiras, teatro e cineminha.
 
             A abertura aconteceu dia 01.10.13, as 9h00, na Câmara Municipal do Município de Santa Maria da Boa Vista. Houve apresentação musical com as crianças e adolescentes, sorteios de brinquedos e distribuição de guloseimas e lanches. Para abrilhantar o evento, foi ministrada uma Palestra: AMBIENTE SAUDÁVEL, CRIANÇA FELIZ! Esta foi realizada pelo médico Dr. Felipe e a enfermeira Melina, onde abordou o mês de outubro Rosa – no intuito esclarecimentos sobre a prevenção do câncer da mama. Após conclusão da palestra aconteceu momentos de debates com perguntas e respostas entre o público e os profissionais que abordaram a temática. Compareceram ao  evento representação da polícia militar, educandos e educadores das escolas municipais e estaduais, conselho tutelar, profissionais da saúde, educação, Círculo de Educação e Cultura professoras e  Coordenação Regional, e programas sociais (CREAS, CRAS, DAP, conselhos municipais.   Tanto os brinquedos e as guloseimas foram doados para os eventos do mês, e entregues na ocasião de abertura pelos vereadores e comércio local. Mostrando que a garantia dos direitos da criança é de todos.



Texto: Silvana de Alencar -  Profissional do Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista
Revisão e postagem: Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana    

   




                                                 Calumbí



    Dia da criança com educação ambiental "educar para crescer"


 

                                                   
 
             O Programa Mãe Coruja Pernambucana, dedica o mês de outubro às crianças, com festa, comemorações, divertimentos, oficinas, brincadeiras, e muito mais, voltado para o público alvo do Programa:   são as gestantes, crianças e mães cadastradas.  O Canto Mãe Coruja de Calumbi, em parceria com IPA, iniciou suas atividades do mês das crianças, no dia 02, com a presença das nossas crianças cadastradas no Programa e das crianças da Creche, na faixa etária de 01 a 12 anos, com 02 Oficinas:

      - Descobrindo os Vegetais, onde foram utilizados os seguintes produtos: batatinhas, cenouras, tintas, palitos de fósforo, lã e emborrachados. Para esta oficina, cada criança trouxe uma batatinhas ou uma cenoura, e orientadas como muito carinho pela técnica do IPA, Srta. Mayara foram confeccionados seus trabalhos de bonecos, joaninhas, e outros bichinhos.

     - Bonecos Ecológicos, foi a outra oficina realizada logo em seguida. Foram usados os seguintes materiais : Meia calça, pó de serra, alpiste e emborrachado. Para confecção destes bonequinhos, cada pequeno trouxe uma meia calça, e, com a ajuda da Equipe do Canto, tendo à frente a técnica do IPA, foram enchendo as meias calças com o alpiste e o pó de serra, para dar forma aos bonequinhos. Após esta atividade, foram feitas diversas brincadeiras , encerrando com  um delicioso lanchinho para todos.

       A conclusão e exposição dos trabalhos ficaram para o dia 09, após a germinação dos bonecos ecológicos.
         O Canto foi decorado com Tendas, mesinhas com os trabalhos concluídos, faixas, alusivas ao dia das crianças e uma belíssima mesa com guloseima e frutas para recepcionar nossos pequeninos convidados.
        Estavam todos com grande expectativa para verem seus trabalhos, principalmente para conferirem se os bonecos haviam germinado e estavam com “cabelinhos”, como se havia prometido para eles.  
         Dando continuidade à programação, foram levados a uma sala, para assistirem vídeos de pequena duração sobre Educação Ambiental, tendo os seguintes tema:  Germinação, Almoço Colorido e Alimentação Saudável,   Vamos cuidar do Meio Ambiente.

          Houve grande interesse e participação durante a apresentação dos filmes, surgindo perguntas e questionamentos dos pequeninos e o compromisso de comerem vegetais a partir daquele dia.
       Em seguida, foram visitar a Horta do Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que fica no Canto Mãe Coruja, a fim de conhecerem outros vegetais e hortaliças.

      Na seqüência, teve brincadeira de crianças, previamente preparadas, com a equipe do Canto e do IPA, caracterizadas de crianças, fazendo com que este momento fosse só de alegria e muita diversão.
     
       Contamos com as presenças da Presidente da Câmara, da enfermeira do PSF, dos profissionais da Creche e o apoio da Prefeitura Municipal, que como de costume, patrocinou os lanches para a criançada.




Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Calumbí
Revisão e postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 


 
 
 
 

  
 
 
                         Curso  de Extensão

Programa para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância
                 
 
          Foi realizado Seminário de conclusão do Curso do Programa “Criança com Todos os Seus Direitos” no dia 07 de agosto de 2013 no município de Salgueiro-PE.
          O Programa surgiu após identificação de problemas enfrentados por comunidades das regiões de dois países, Brasil e Peru, especialmente nos grupos indígenas e quilombolas, em ter acesso a serviços públicos de saúde, nutrição, educação, proteção e cuidados para suas crianças. Tendo como objetivo, promover diálogos e construir compreensões a respeito das Políticas Públicas de Saúde e Nutrição que tem como foco a garantia dos direitos da primeira infância.
         Formando profissionais que atendem diretamente crianças de zero a cinco anos de idade, melhorando a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças nas populações pobres e excluídas no Nordeste Brasileiro. Onde os profissionais e coordenadores dos Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja Pernambucana participaram de oito módulos de formação continuada no intuito de introduzir conceitos fundamentais para o desenvolvimento integral da primeira infância e apresentar estrutura do curso através do processo de multiplicação, os participantes serão formadores de outros profissionais do programa em seu município de origem.
       Em Serra Talhada iniciamos o Curso em 31/05/2012, resgatando o compromisso com a 1º Infância através da sensibilização dos profissionais de saúde, educação assistência social e creches, alcançando os objetivos propostos com término em 19/04/2013.
 


Entidades Responsáveis Pelo Processo de Formação dos Cursistas:
 
Associação Civil de Articulação para Cidadania – ACARI: Introdutório
 International Child Development Programmes - ICDP: Desenvolvimento Psicossocial -“Também Sou Pessoa”;
 
Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social - CENDHEC: Infância, Direitos, Proteção e Bons Tratos;
 
Centro Nordestino de Medicina Popular – CNMP: Saúde e Nutrição na Primeira Infância;
 
Centro de Cultura Luiz Freire – CCLF: Educação Infantil;
 
Fundação Abrinq - Save the Children
 
Universidade do Vale do São Francisco-UNIVASF


Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Serra Talhada
Revisão e postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



                      

Participação do Canto Mãe Coruja, na “I Semana do Bebê e II Semana da Criança de Itapetim”.



 

       O município de Itapetim promoverá, entre o dia 06 e 12 de outubro de 2013, a “I Semana      do Bebê e II Semana da Criança”, aonde o Canto Mãe Coruja será parceiro. A Semana terá abertura no dia 06 de outubro, pela manhã, com Missa na Igreja Matriz de Itapetim. A primeira criança nascida na Unidade Mista Maria Silva durante a semana será nomeada como o primeiro “Bebê Prefeito” de Itapetim, sendo a este entregue a chave da cidade pelos Patronos da Semana, e pelos Padrinhos do bebê.

      As escolas municipais promoverão atividades com seus alunos durante toda a semana - levando em consideração a faixa etária dos alunos - abordando temas relacionados à prevenção da gravidez na adolescência, higienização e nutrição, atividades lúdicas (com confecção de álbuns e livros de contos), além de concurso cultural de redação.

·         Na segunda, dia 07 de outubro, a Escola Municipal Antonio Piancó Sobrinho convidou asTécnicas do Canto para realização de palestra sobre “Planejamento Familiar”, tendo como público alvo os alunos do sétimo e oitavo ano. A Promotora e Juíza do município também estarão presentes na Escola supracitada, para realização de palestra.


·          Na terça, dia 08 de outubro, a partir das 16 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Canto Mãe Coruja em Itapetim e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos II (antigo Projovem), promoverá um evento no Ginásio Poliesportivo Miguel Arraes de Alencar, tendo como público alvo crianças de 0 a 05 anos de idade, e suas famílias. Na ocasião serão expostos stands, abordando os seguintes temas: aleitamento exclusivo, inserção de alimentos na primeira infância, cuidados com o bebê, prevenção de acidentes na infância, e um último stand com uma fisioterapeuta repassando informações sobre os benefícios da massagem xantala, dos exercícios respiratórios e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico no pré e pós-parto, bem como um educador físico dando orientações sobre benefícios da atividade física pós-gestação. Haverá atividade recreativa com as crianças, em ambiente separado, bem como uma palestra abordando o tema “Afetividade”, e uma passeata com os bebês. Como forma de ingresso ao evento, será cobrado o cartão de vacina das crianças e dos jovens do SFV II, que será avaliado por vacinadoras.


·         O CRAS também tem atividades programadas, a partir do dia 11 do outubro, com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e dos SFV I e II. No dia 12 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Miguel Arraes de Alencar - a partir das 8 horas, terá início a cerimônia de culminância da “I Semana do Bebê de Itapetim”, com a exposição das atividades desempenhadas durante a semana para a população. Na ocasião será organizado um desfile de bebês, e estarão presentes representantes das autoridades governamentais e da sociedade civil. A Semana do Bebê conta com a parceria do Selo Unicef, uma vez que o município de Itapetim foi aprovado pelo mesmo, e tem como objetivo a promoção de uma Primeira Infância saudável. 
 
Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Itapetim
Revisão e postagem: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

 
 

      Mãe Coruja em Macaparana faz a diferença no cuidado com a criança


              O Canto Mãe Coruja em Macaparana e a creche municipal Maria das Graças localizada no loteamento Terra Prometida, realizaram em 12 de agosto uma parceria que fez a diferença.

               Com 54 crianças em sua maioria bebes coruja, esta creche do município, administrada pela gestora Sra. Tatiana Albuquerque, convidou a equipe Mãe Coruja, profissionais do Canto e professoras do Círculo de Educação e Cultura e a nutricionista Inez que vem desenvolvendo um trabalho importante com as mulheres cadastradas no Canto,  para realizarem juntas  um trabalho conjunto.

             No momento enquanto as crianças dormiam ou faziam suas atividades da creche às mães puderam se informar sobre alimentação saudável para a família e seus filhos, higiene entre outras e  nesta mesma ocasião o acompanhamento e monitoramento  das crianças corujas foi realizado pela profissional do canto

           Esta parceria deverá continuar a gestora da creche e o mãe coruja ja pensa em novos encontros.

               " Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos."

 

 


Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Macaparana

: Setor d       Revisão e postagem:  Setor Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana   


Texto:

                     


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 


 









  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...