sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Uma homenagem a todos que estão construindo este movimento tão lindo em favor da vida, o movimento Mãe Coruja!



            
 
              O Programa Mãe Coruja desde 2007 vem trabalhando no sentido de sensibilizar e envolver o estado, municípios e a sociedade civil organizada para, unidos, diminuirmos as altas taxas de mortalidade infantil e materna a níveis aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em nosso Estado, e de deixarmos   a permanência destes altos índices, na época, na banalidade. 
            Diante de tamanho desafio, em cada encontro que fosse necessário na implantação do Mãe Coruja, onde houvesse a necessidade de envolver médicos, enfermeiros, ACS, ou profissionais de áreas que trabalhassem direta ou indiretamente com a criança e a mulher, o Programa construiu e se utilizou de instrumentos que fossem fortes para quebrar o estado de “conforto” diante de tamanha situação. Dentre alguns instrumentos utilizados,  principalmente no processo de implantação, alguns se destacaram como:  Vídeos, exposições de fotografias, dinâmicas, entre tantos outros recursos.  
            O vídeo "Vida Maria” de Marcio Ramos, como exemplo, levava o público a revisar a mesmice  de suas “Vidas Marias”, onde  cada um todos os dias,  sempre repetia movimentos impensados, e, também fazia o público  perceber a necessidade de políticas públicas  estruturantes  para mudar a realidade apresentada no vídeo, fazendo com que todos  se enxergassem e sentissem o impulso de sair do estado de inércia, de sair do estado de letargia a que envolvia a todos.   A exposição de fotografias "Ciranda da Vida", também foi instrumento forte nesta sensibilização. Com imagens coletadas para  estudo de área  para implantar o Mãe Coruja, e as imagens do processo de implantação do Programa, onde, duas destas imagens em destaque:  A da criança com enxada na mão em meio as covas dos irmãos enterrados, em número de cinco, e dentro do terreiro de sua própria casa, apontava nitidamente para uma subnotificação dos números de óbitos encontrados;  Outra foto  marcante foi a do vaqueiro segurando um lençol sem nada dentro, simulando acalentar um bebê em meio ao discurso do governador na implantação do Programa na Região do Sertão Moxoto no ano de 2008,  onde da imagem se percebia o "sentimento feminino" no homem,(Leonardo Boff), ingrediente indispensável ao zelo, desvelo, amorosidade e ao cuidado com o outro.
        Não importava a dificuldade encontrada para realização de tamanho desafio, sempre  se conseguiu envolver a todos. Da forma que enfrentamos tamanho desafio e diante de todos os resultados positivos hoje alcançados, somos sem dúvida, uma das maiores referências no cuidado com a mulher e a criança no nosso estado, no Brasil, e internacionalmente. Este é o legado que todos: Programa Mãe Coruja,  municípios  e parceiros, deva carregar desde já. O de já ter e estar salvando vidas, e com certeza, ajudando a construir um Pernambuco melhor e justo para todos.

Homenagem do Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe coruja Pernambucana
 
 
 
 
 
 

 
 

 


 



 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...