terça-feira, 15 de julho de 2014

A IX Regional de Saúde no Sertão do Araripe promove o I Fórum Regional de Assistência Perinatal.


A IX Gerência Regional de Saúde, localizada no sertão do Araripe,

realizou no dia 27/06 o I Fórum Regional de Assistência Perinatal, com o tema: “Humanização e Assistência Perinatal – Desafios da IX Região de Saúde”; o objetivo do fórum foi discutir a assistência perinatal humanizada e a rede de cuidados materno infantil na IX região de saúde, na perspectiva de analisar a situação atual e buscar construir estratégias de cuidado a partir das potencialidades da região.


Antecedendo este encontro regional foram realizados nos municípios pré fóruns, onde se iniciou as discussões sobre os indicadores de saúde relacionados à: mortalidade materno infantil, rede de assistência, avanços alcançados e desafios a superar no cuidado materno infantil. O público alvo deste evento foram os profissionais da rede de saúde, contemplando os integrantes da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Programa Mãe Coruja Pernambucana e Rede Hospitalar.


O primeiro momento do Fórum teve a exposição dos temas: Assistência Materno-Infantil: Um Estudo de Caso no Sertão do Araripe por Mikaelle Pedrosa (Mestranda Fiocruz); Atenção Perinatal – Rede Integrada de Serviços, exposição realizada por Dra. Viviane Nicéas M. Batista (Secretaria Municipal de Saúde de Araripina) e Riscos Obstétricos e Neonatais – Estratégias para Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil apresentada por Michele Caldas (Coordenadora da Atenção Básica do Município Santa Maria).


No segundo momento realizaram-se as atividades em grupo, conduzidas pelas coordenações regionais de Atenção Básica, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Vigilância em Saúde e Programa Mãe Coruja, onde ocorreram as discussões dos eixos: Acesso ao Planejamento reprodutivo, cuidado a família no período pré-concepcional, vínculo e acolhimento a todas as mulheres gestantes aos serviços de saúde, parto e nascimento seguro e de qualidade, o pré-natal que temos e o pré-natal que queremos, atenção ao cuidado e puerpério, crescimento e desenvolvimento integral da criança, prevenção da morbidade e mortalidade evitáveis, educação e gestão do trabalho.
O produto deste Fórum foi a discussão e pactuação de propostas para organização da rede de cuidados integral e humanizada, que vão desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo além de saúde, a qualidade de vida desse público.



Matéria: Leonia Carvalho de Moura
Coordenadora Regional - IX GERES
Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...