quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mãe Coruja e NASF em Aliança aplicam a técnica da Shantala nos bebês

No mês de maio foi comemorado o dia das mães juntamente com a semana do bebê em Aliança. Foi uma semana cheia de festividades voltada a esse momento tão especial: a maternidade. E o Mãe Coruja Aliança teve sua participação neste evento promovido pelo NASF com a palestra ministrada pela psicóloga Maria Betanha Guimarães, técnica do Canto, que abordou a prática da massagem shatala.
A Shantala é uma técnica de massagem milenar que surgiu na Índia e traduz um momento especial mantendo o vínculo afetivo com o bebê num contato mais  profundo e prolongado. O toque carinhoso é a melhor forma de aproximação após um dia de trabalho, ou de afazeres transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará muito nos dias difíceis da criança.
A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de uma mês de idade, e não antes disso! É isso que se preconiza na Índia, pois assim como a moleira do bebê ainda está aberta, a filosofia Indiana afirma que os chakra, ou seja, os pontos de energia do corpo do bebê, também ainda estão abertos, e em formação, durante o primeiro mês de vida.
Segundo Frederick Leboyer, obstetra francês, que trouxe esse presente para o nosso continente, "é preciso conversar com a pele do bebê, que tem sede e fome como sua barriga". Leboyer enfatiza a importância de quem vai aplicar a massagem, de estar 100% onde se está, prestando a atenção no seu bebê, mantendo o olhar em seus olhinhos, e a mãe e o coração juntos!
Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o 'toque', o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de amor, calor, amizade... um verdadeiro ato de amor!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...