sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mãe Coruja e NASF mobilizados no cuidado nutricional com as mulheres em Santa Mª da B. Vista

            Sabe-se que o primeiro alimento do bebê é o leite materno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, nos primeiros 6 meses de vida do bebê, o aleitamento materno exclusivo, já que assegura um crescimento saudável e promove a saúde, sendo  ótimo ao desenvolvimento da criança. Em roda de conversa com as mães, no canto Mãe Coruja de Santa Maria da Boa Vista, a nutricionista e fonoaudióloga do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família - NASF, abordaram o assunto sobre a alimentação no 1º ano de vida, orientando as mães desde o aleitamento materno à introdução dos novos alimentos.
           Foi um momento de sensibilização para as mães as quais participaram ativamente esclarecendo suas dúvidas acerca do assunto. De acordo com os seus depoimentos as mesmas afirmam que amamentarão seus filhos até pelo menos os 6 meses de idade. Na ocasião, a técnica do canto estimulou as mães para a leitura do Almanaque da Família Brasileira, destacando os cuidados que se deve ter com o bebê nos primeiros anos de vida.

      Estavam presentes aproximadamente 30 mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja, sendo a maioria mães de primeira gestação, além de Agentes Comunitários de Saúde e membros da pastoral da criança.
           Este evento aconteceu devido a visita da nutricionista e fonoaudióloga ao canto que em conversa com a técnica do Mãe Coruja foi relatado a necessidade de enfoque sobre o tema.
A nutricionista deixou algumas recomendações:
•             Logo que é iniciada a introdução diversificada de alimentos deve ser oferecida água ao latente, várias vezes ao dia.
•             O leite de vaca não deve ser introduzido antes dos 12 meses.
•             O sal e açúcar são dois aditivos que não devem ser oferecidos ao lactente, pelas desvantagens que são do conhecimento de todos e porque, quanto mais tarde forem oferecidos, menos serão “procurados”.

•             A única gordura de confecção permitida é o azeite, pelas vantagens nutricionais que apresenta.
•             Devem-se preferir sempre produtos naturais da época.
•             É importante que ao longo do primeiro ano de vida o bebé experimente novos sabores, texturas e temperaturas na sua alimentação. Esta diversidade irá ajudar o bebé a desenvolver o paladar, além das capacidades de sucção, mastigação e deglutição.
A conversa foi encerrada com um lanche saudável servido para todos os participantes.







Texto: Profissionais do Mãe Coruja em Santa Mª da B. Vista - Silvana de Alencar
 Programa Mãe Coruja
                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...