quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mãe Coruja em Stª Mª da Boa Vista participa da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!



     Durante a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Apoio Psicopedagógico-DAP, convidou vários setores existentes no município para fins de vivenciar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sob tema“Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”. Sendo que o tema municipal foi conciso em “Vida Acessível”. 
    As atividades programadas envolveram escolas, programas,Policia Militar, departamentos municipais como CRAS, CREAS, Departamento de Cultura, AABB Comunidade, Conselho Tutelar, Mãe Coruja, Casa do Idoso, CAPS, Gabinete de Prefeito, Câmara de Vereadores. Entre outros. A semana se estendeu com uma programação variada.
· Abertura da semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Câmara Municipal e setores envolvidos
· Palestra com alunos e mães sobrePessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e os seus direitos (CREAS)
· Cine DAP: Intocáveis (Mãe Coruja)
· Show Cultural: DAP
· Culminância em Praça Pública – Exposição de artes e atendimentos ao público dos setores.

      A realização dos eventos teve a finalidade de sensibilizar a comunidade boavistana nas questões da igualdade na perspectiva no campo dos direitos. Pois, a Igualdade corresponde a “qualidade ou estado de igual; paridade; uniformidade, identidade; justiça e equidade”, (FERREIRA). 

     Dessa forma, entendemos que tudo que é oportuno para uns, deve ser oportuno para todos, na medida de suas necessidades e especificidades. A igualdade é o equilíbrio na consecução dos direitos que se traduzem nas diversas políticas públicas: direito à saúde, direito à educação direito ao trabalho, direito à vida familiar, direito à eliminação de barreiras arquitetônicas, físicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais.

    Assim o Programa Mãe Coruja esteve em praça pública em exposição de materiais artesanais das pessoas com deficiências. No oportuno, fez-se atendimentos ao público, sobretudo, crianças corujas com deficiências, fez-se cadastros, acompanhamentos de gestantes e crianças, fotos e orientação sobre a amamentação. Participaram e apoiaram do evento em torno de 200 pessoas no intento de incentivar a inclusão em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mobilizando forças e reivindicando acesso igualitário aos bens sociais, sustentando um compromisso crescente e garantir qualidade de vida, autonomia, atenção integral e integrada em todo o ciclo da vida e inclusão social.






Matéria:   Profissionais do Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista-PE
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...