quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Municípios onde o Programa Mãe Coruja está implantado priorizam o desenvolvimento da criança






Nota aos leitores e colaboradores


   
     O Programa Mãe Coruja Pernambucana tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil através de ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social, cuidando de forma ampla da mulher e das crianças; fortalecendo os vínculos afetivos; promovendo uma gestação saudável; e garantindo às crianças nascidas no território pernambucano o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso.
     Despertar a necessidade da construção de políticas que contemplem o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos se faz urgente. Estudos da neurociência, sinalizam que é neste período que a criança desenvolve de forma saudável, quando trabalhado sua formação 
neurológica  corretamente, a sua coordenação motora, sua capacidade de se relacionar com o mundo e com outro, seu comportamento afetivo, sua capacidade de absorver e realizar tarefas e problemas. Desta forma, a certeza de uma geração de adultos, resolutivos, participativos, solidários, afetuosos, livres e sem medo. 
      Neste sentido, os 103 municípios onde o Mãe Coruja está implantado e os 2 em que o estado compartilha assessoria técnica, Ipojuca e Recife, vem trabalhando o desenvolvimento da criança nesta faixa etária através dos seus Cantos, Ninhos, Espaços, Círculos de Educação e Cultura, além do Programa em parceria com os municípios, abordar e construir este desenvolvimento da criança junto aos profissionais do CRAS, PSF, NASF ,  da sociedade civil como os Conselhos Tutelares, igrejas, entre outros espaços.
    O Mãe Coruja tem trabalhado este ano, principalmente  pela Secretaria de Educação do Estado, através dos Círculos de Educação e Cultura, módulos contemplando este assunto. O do desenvolvimento da criança. O módulo criança é um deles, onde foi e está sendo trabalhado temas como " Mamãe, brincadeira é coisa séria! Buscando fazer com que a família tenha o entendimento da importância do brincar e do brinquedo na formação da criança. Outro tema como, "Ser pai é..." onde é trabalhada a figura paterna como sendo imprescindível na construção do vínculo afetivo com a criança e a  família, também vem sendo incluído e vivenciado.
    Outubro por ser o mês em que a criança é mais homenageada, o nosso blog estará publicando matérias de municípios onde todos poderão perceber este movimento em direção a garantia dos direitos da criança, entre eles, o direito do brincar como sendo meios imprescindíveis em direção a uma geração de Pernambucanas e Pernambucanos saudáveis.


 Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe coruja Pernambucana



                                          Sanharó
 
  Mãe Coruja em Sanharó participa da comemoração do dia da criança em creche da cidade

 
 



        Em 10 de outubro de 2014, aconteceu em Sanharó a Semana da Criança com as 171 crianças da Creche Escola Municipal Professora Nilza Leite Avelino no Bairro da Padre Noval, os profissionais da escola, bem como dos Círculos de Educação e Cultura  e Canto Mãe Coruja. Foi um momento onde crianças, educadores e equipe do Programa Mãe Coruja puderam vivenciar juntos momentos lúdicos e de integração, dentre as atividades: brincadeiras, palhaços, música, jogos e recreação um dia de muita diversão. Como aponta REDIN (2000), "o lúdico é a mediação universal para o desenvolvimento e a construção de todas as habilidades humanas. De todos os elementos, do brincar, este é o mais importante: O que a criança faz e com quem determina a importância ou não do brincar. A brincadeira vai desde a prática livre e espontânea, até como uma atividade dirigida, com normas e regras estabelecidas que tem o objetivo de chegar a uma finalidade. Os jogos podem desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, bem como o desenvolvimento físico, motor social e cognitivo".
 

Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Sanharó
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja
Pernambucana
 
 
  
 
 
                                                              Recife

 
                                   Dia das crianças Mãe Coruja Recife

 
 
 
 
 
 
     Na última sexta-feira, 17/10/2014, às 14h no Espaço Mãe Coruja Recife- Água Fria, localizado na Policlínica Salomão Kelner, aconteceu o 1º Encontro de Crianças cadastradas no Programa Mãe Coruja Recife em comemoração ao mês das Crianças.
A Festa das Crianças do Programa Mãe Coruja Recife contou com um "Shantalaço", ou seja, as mães foram orientadas, por uma facilitadora em massagem para bebês- Shantala, do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas-NAPI do Distrito Sanitário II, a realizarem massagem em seus bebês durante o evento. Foram sensibilizadas a reproduzir, em casa, a vivência com vistas a ampliação do vínculo entre mãe e filho(a)
Para os irmãos e irmãs dos bebês cadastrados no Programa, houve uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa de Apoio à Primeira Infância- PAPI, que montou uma " Brinquedoteca", onde as crianças foram estimuladas a construir seus próprios brinquedos, com materiais recicláveis.
Também teve como atividade a "Contação de Histórias" , uma maneira de estimular a leitura e atenção das crianças. Outra profissional do NAPI foi a facilitadora desse momento.
Estiveram presentes, em média, 170 pessoas no Evento, sendo 67 bebês cadastrados no Programa, irmãos e suas mães.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Recife
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja
Pernambucana





                              Santa Maria da Boa Vista

                 Dia do Conto: Ressignificando Sentimentos e Despertando     um                                    Mundo Cheio de Fantasias




    O Canto Mãe Coruja da cidade de Santa Maria da Boa Vista, realizou nesta semana atividades com crianças sobre os contos e pinturas. Para a efetivação da atividade foram utilizados espaços como o próprio Canto Mãe Coruja, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, PSF e apoio de outros profissionais da rede sócio assistencial. Ao ser planejado o roteiro, utilizamos o entendimento de que toda criança passa pela fase em que gostam de utilizar fantasias, brincar com situações imaginárias.

     Como é gostoso trabalhar esse imaginário sabendo que inicia-se com “Era uma vez...” e termina sempre com “viveram felizes para sempre”. A própria literatura nos mostra que essa idéia cria uma esperança de que as coisas na vida podem dar certo e elas podem ter sucesso em suas dificuldades.

    Quem de nós não gosta de recordar esses maravilhosos momentos de imaginação contidos nos contos? Gabriotti (2009) afirma que os contos de fadas ajudam as crianças a lidar com sentimentos causadores de dificuldades do seu dia a dia, como: rivalidade entre irmãos, inveja, medo, relação com os pais, inferioridade, vingança, etc. De acordo com a mesma:
"Como na vida, nos contos de fadas, o medo gerado por uma punição é fator limitador de crimes, por essa razão é que nas histórias, as pessoas 
más sempre perdem, tornando o herói ou a heroína mais atraente para criança. As crianças se identificam com a coragem do príncipe, a sabedoria do rei, a fragilidade da princesa e a maldade da bruxa. Todos nós temos estas características em diversas situações de nossa vida. Uma história prende a atenção, desperta a curiosidade, a imaginação e a criatividade, promove o enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor as suas emoções. Assim como nas brincadeiras, as fantasias e os contos de fadas têm um papel importante no seu desenvolvimento emocional."
     Assim como a referida autora, muitos outros estudiosos defendem a idéia de que os contos devem estar presentes nas atividades que envolvam crianças para que em interação com as demais passem a construir sua fantasia, utilizando o máximo da sua imaginação e estimulando o hábito pela leitura.



Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista-PE - Girlândia César dos Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana  





                                              Orocó

                                           Semana da criança em Orocó


        “É no brincar e talvez apenas no brincar que a criança estabelece “Sua liberdade de criação.”
      (WINNICOTT, 1975, p.79)







             O Programa Mãe Coruja em Orocó, realizou no período de 07 a 14 de Outubro do corrente ano a semana da criança.
Durante esta semana houve vários momentos nas diversas localidades do município, iniciando no PACS Casa Nova, Assentamento Alegre, Fazenda Vitorino (área Quilombola), projeto Brígida e finalizando na sede do município.
           O evento contou com a participação de mães, crianças, profissionais do canto, CEC e das USF. Em todos os momentos foram realizados jogos, brincadeiras, leitura de histórias infantis, oficinas de pintura e teatros de fantoches, além de rodas de conversa buscando sensibilizar as mães presentes sobre a importância das atividades lúdicas no crescimento e desenvolvimento de seus filhos, pois a atual geração de crianças cresce sem serem incentivadas a brincar, uma vez que os jogos e as brincadeiras estimulam à autonomia, a independência, a inteligência, as habilidades, propiciam descobertas, ajudam a superar as dificuldades e aliviam tensões.
        O evento teve apoio das secretarias do município como: Secretaria de Ação social, através do CRAS, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e F
inanças.




          






Matéria; Profissionais do Mãe Coruja em Orocó
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
  

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...