quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Notícias da V regional do Mãe Coruja, Garanhuns

 
             Capoeiras
 
Mãe Coruja, Secretaria de Educação do Estado e município fazem palestra sobra gravidez na adolescência
 
 
 




O Mãe Coruja em Capoeiras, dentro da proposta de levar informação, disseminando conhecimento e estimulando o envolvimento com a comunidade, promoveu na última terça-feira, 17 de setembro uma palestra sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A ação contou com a parceria da Rede Estadual de Ensino através da Escola de Referência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja gestão reuniu os alunos do ensino médio (em torno de 500 estudantes) para este importante momento de reflexão e discussão. Também participaram representantes da rede de saúde do município, como Diretor da Unidade Mista Quitéria Alves Vilela, profissional do SAMU e Médico da USF Maria Zélia, além das técnicas do Programa Mãe Coruja.

Dentre os temas abordados pode-se destacar:

Principais causas e consequências da gravidez precoce; Riscos da gravidez na adolescência; Prevenção – métodos contraceptivos

Em mais de 1 hora de duração, após a fala de todos os profissionais envolvidos, a participação dos estudantes foi efetiva na elaboração de perguntas dirigidas aos presentes, variando entre temas como, aborto, estupro, papel do adolescente na paternidade, apoio e assistência à adolescente grávida e métodos anticoncepcionais.



Profissionais do Canto Mãe Coruja Capoeiras : Erika Kataline A. Lima Vânia Gisele Gomes da Silva
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

                                                                    
                                                                                            Capoeiras

Mãe Coruja, município e sociedade civil conversam com mulheres e pais  sobre vínculos afetivos com a criança através do tema "Ser pai é..."
 


 
 

No último dia 10 de setembro o Círculo de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja em Capoeiras,  realizou o Aulão , com o tema – "Ser pai coruja é... " No município, o Círculo de Educação e Cultura teve suas atividades reiniciadas no mês de agosto, depois de um trabalho de articulação e mobilização das mulheres cadastradas,  Atualmente os encontros acontecem na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro COHAB, área conhecida como de alta vulnerabilidade social.

Para a realização do aulão foram convidados além das educandas, a Psicóloga do NASF e integrantes da equipe do Conselho Tutelar para ministrar palestra sobre o tema. As boas-vindas foram dadas pelas Técnicas do Canto, seguidas pela Professora, na sequência a Psicóloga e os Conselheiros Tutelares falaram sobre a importância do pai na vida dos filhos e da família. Foi realizada uma dinâmica de grupo com as educandas presentes com o intuito de representar de forma lúdica, os principais valores que um pai presente pode transmitir aos seus filhos e ao final um vídeo sobre o tema foi exibido.  Registramos muitos depoimentos das presentes, relatando suas experiências de vida em família.
 
Profissionais do Canto Mãe Coruja Capoeiras : Erika Kataline A. Lima Vânia Gisele Gomes da Silva
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 
 
Caetés
 
Mãe Coruja e município conversam com jovens sobre gravidez na adolescência
 
 
 


O Mãe Coruja em Caetés realizou no dia 16 de setembro de 2014, na Escola Estadual, palestra sobre Sexualidade e Gravidez na
Adolescência, com as adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos, onde inicialmente realizamos uma dinâmica de apresentação do grupo, passamos um vídeo educativo abordando o tema “Gravidez na Adolescência”, realizamos uma reflexão seguida de apresentação em Power point sobre Sexualidade e Gravidez Precoce, e por fim abrimos o debate para esclarecimentos de dúvidas das jovens participantes. Participaram do evento 61 jovens. Tivemos como parceiros o NASF e a direção da referida Escola

 
 

Profissionais do Canto Mãe Coruja Caetés: Adriana Maria Tenório Branco e Jaqueline Carlos Navarro
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 
 
 
 
Calçado
 
 
Mãe Coruja realiza palestra com médicos cubanos sobre aleitamento materno
 
 
 


     No dia 27 de agosto o Mãe Coruja em parceria com os médicos Cubanos, realizou uma palestra voltadas as Mães Corujas, onde elas puderam passar a sua experiência e realidade em relação as dificuldades e facilidades sobre o aleitamento materno.
      Tiveram presentes cerca de 45 mulheres e 28 crianças, o evento o correu no Centro de Idosos de Calçado.
     As mulheres tiveram a oportunidade de conhecerem os médicos e terem essa aproximação, tirando dúvidas e receberam orientações de como estimular o aleitamento, a alimentação mais adequada durante a gestação. Presentes técnicas do Canto: Diana Pastor Cristiana Melo, Professoras: Eliane Macário e Josilene Veraneza e os Médicos: Madelaine  e  Raidiel Afonso


 


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Calçado
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

 
 
São João
 
Mãe Coruja, município e sociedade civil trabalham vínculos afetivos através do tema "Ser pai é..." com mulheres e pais do
Programa
 
 

 
       Em 12/09/2014, na Escola João Fernandes aconteceu o Aulão do Círculo de Educação e Cultura de São João, contanto com a presença das técnicas do Canto Mãe Coruja, a Coordenadora Pedagógica do CEC, a professora Silvana e a Coordenadora da Mulher, sendo os palestrante o Conselheiro Tutelar José Ilton e o representante da prefeitura Zé Costa que falaram sobre o que o tema "Ser pai  é...", enfatizando a importância da figura paterna para o desenvolvimento da criança e a construção do adulto. O momento foi de grande riqueza pela troca de informações e contou com a participação das educandas do CEC
 
 
 
 
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em São João
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 
 
 
 
Iati
 
 
Mãe Coruja em parceria com o município trabalha o tema "Ser pai é..." com gestantes, mães e pais do Programa
 

 
 
       No dia 12/09/14, as 14:00h, iniciamos as atividades referente ao aulão do módulo Família com o tema “Ser pai coruja é...”. O evento foi realizado no Canto Iati com a participação da palestrante Auriclécia – Farmacêutica do NASF, que iniciou sua palestra falando sobre o papel dos pais na formação das crianças. O encontro teve como objetivo, fortalecer o vínculo entre pais e filhos, através da proposta preconizada pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana, por intermédio dos seus Círculos de Educação e CEC. Na ocasião, foi intensificada a importância dos pais no desenvolvimento do seu filho.
           A farmacêutica apresentou slides sobre o tema e destacou a importância do acompanhamento do pai no desenvolvimento da criança, independente da situação conjugal dos pais, abordando assuntos relacionados a garantia de direito da criança em geral.
          O evento contou com a participação das mães, crianças e profissionais. As participantes aproveitaram o momento para colocarem suas questões e tirarem dúvidas. Ao final foi servido um lanche.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Iati - Geane -(CEC ) Roberta Vasques( Canto)
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 

 
Mãe Coruja em parceria com o município encerra o módulo Família com o tema "Ser pai é..."






       Foram realizados em Jucati os aulões de abertura dos novos módulos dos Círculos de Educação e Cultura e encerramento dos módulo do 1ª semestre de 2014. Sendo um dos aulões realizado no Município de Jucati e o outro no distrito do Neves, na ocasião contamos com a participação de todas as mulheres que se encontram frequentando os CEC, assim como de alguns convidados que engradeceram nosso evento, e também com a presença de alguns pais corujas que deram seu valioso depoimento sobre o cuidado e amor para com os filhos confiados a eles. No final do evento foi oferecido um delicioso lanche a todos os presentes com o apoio e participação do CRAS e Secretaria de Ação Social, os quais se fazem parceiros permanentes das nossas atividades dentro do Município.          
       Estiveram presentes profissionais do Mãe Coruja em Jucati como as Professoras do CEC Gorete Wanderley e Tellina Cordeiro, assim como a Coordenadora Pedagógica Joselma Araújo e as Técnicas do Canto MC  Silmara Vieira e Tereza Costa respectivamente.


 

 Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Jucati -Silmara Vieira e Tereza Costa   e-mail: (cantojucati@hotmail.com)
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...