quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Notícias de municípios da V regional do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Garanhuns, sobre gravidez na adolescência

       Terezinha


No mês de Setembro, o Canto Mãe Coruja Terezinha trabalhou o Tema: Gravidez na adolescência, um assunto de grande importância, tendo em vista o quantitativo de gestantes adolescentes, e os riscos para as mães e consequentemente seus bebês. Fica evidente a necessidade de informação para este público alvo.
Todos do  Mãe Coruja em Terezinha, em parceria com  Conselho Tutelar e Direção da Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Alfredo Dâmaso, resultou em uma grande movimento com uma palestra  educativa no referido colégio para cerca de 150 alunos, contemplando as 3 turmas da 1° série do segundo grau,  na tarde do dia 16 de Setembro. 
A palestra ministrada pelas conselheiras do Conselho Tutelar teve a finalidade de alertar para os riscos de uma gravidez na adolescência, bem como para a importância do acompanhamento do serviço de saúde com o pré-natal adequado e planejamento familiar.  Para uma maior interação com os alunos, foi exibido um vídeo e realizada uma dinâmica para dramatizar dois relatos de caso de gravidez na adolescência. 
A Palestra foi de grande importância; um momento de partilhar experiências e reflexão pelos alunos e todos envolvidos.



























Matéria:  Profissionais do Mãe Coruja em Terezinha
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do programa Mãe Coruja Pernambucana





                                                                          Jupi




       Considerando que a prevenção da gravidez na adolescência deve ser realizada sempre, no dia 29 de setembro de 2014 foi dado início ao projeto “Falando sobre gravidez na adolescência”, em parceria com a escola municipal Napoleão Teixeira Lima.
     Na ocasião, estiveram reunidos representantes dos professores, coordenação e direção da escola, juntamente com o Canto Mãe Coruja Jupi para conversar com pais e alunos do 6º ano sobre temáticas como comportamento no ambiente escolar e sexualidade.
    O Canto Mãe Coruja debateu o alto índice de gravidez na adolescência do município e explicou que será organizado um cronograma de atividades educativas a serem desenvolvidas sobre o assunto nas turmas do 6º ao 9º ano. 
  O Canto enfatizou ainda a importância da orientação familiar o mais cedo possível para evitar o aumento desse índice que já é alarmante, a responsabilidade dos pais e as consequências na estrutura física, psicológica e social de uma gravidez indesejada nesta fase.



Matéria:  Profissionais do Mãe Coruja em Jupi
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do programa Mãe Coruja Pernambucana



                                              Correntes
                             


       No dia 22 de Setembro de 2014 às 10:30hrs,  foi realizada na Escola Jandira Pedrosa uma roda de conversa com os alunos das Turmas  do 5º ano com tema: Gravidez na adolescência.  Esse encontro foi realizado pelo Programa Mãe Coruja e tivemos a presença de 53 participantes. O tema foi enfatizado para os alunos, com intuito de esclarecer as causas e consequências de uma gravidez indesejável.
      Foi abordado também o método do preservativo, demonstrando a forma de usá-lo, como aliado na forma mais eficaz para prevenir DST (doenças sexualmente transmissíveis), como a Aids. Também foi abordado a responsabilidade de serem pais ou mães muito cedo e o risco à saúde física emocional de uma gravidez nesse período.
       Durante esse momento houve troca de informações tanto dos alunos como dos professores, favorecendo assim as atitudes que os jovens podem a vir a tomar para evitar a gravidez precoce. Diante desses fatos relatados, o objetivo principal foi estimular a reflexão e trazer mais consciência diante da prevenção de uma gravidez. 








Matéria: Profissionaisdo Mãe Coruja em Correntes - Carla Calado de Vasconcelos
Natálye Fernanda Leão da Silva
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...