terça-feira, 14 de outubro de 2014

Notícias do sertão do Araripe, IX regional do Mãe Coruja


Santa Filomena

Mães Corujas de Santa Filomena aprendem a customizar roupas e acessórios

       O Curso de “Customização de Roupas” promovido pela Secretaria Estadual de Juventude e Emprego para as mães corujas foi um sucesso entre as mulheres de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, que já estão produzindo peças de roupas e expondo à venda, tanto em quermesse da Igreja Católica como em espaços de artesanato do município. Uma alegria para todos do Programa Mãe Coruja Pernambucana!!!
      Além do aprendizado o curso proporciona o resgate da autoestima das mulheres e fomenta a geração de trabalho e renda familiar.
Acreditamos que a qualidade de vida é consequência de várias ações conjuntas, que priorizam a garantia de DIREITOS sob a ótica do cuidado.







Matéria: Profissionais do Mãe Coruja do Canto em STª Filomena -Isabel Amaral e Socorro Duarte
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana/Coordenação Regional -Leonia Carvalho




 

                                                 Moreilândia


Ações do canto Mãe Coruja em Moreilândia são focadas no cuidado integral


 
 

 
           Considerando a importância das ações promovidas para o fortalecimento dos vínculos entre mãe e bebê e para uma gestação acompanhada e cuidada de maneira integral, a equipe do Canto Mãe Coruja de Moreilândia, no Sertão do Araripe, vem realizando continuamente palestras, rodas de conversa e apresentações de vídeos educativos, com temas diversos, como: benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê, imunização e prevenção da gravidez na adolescência. Nesses momentos contou-se também com a colaboração da psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).         
       Estes encontros fortalecem e estimulam as mulheres a continuarem participando do grupo de gestantes implantado no município em julho/2014 através da articulação do Canto com a equipe do PSF Santa Terezinha e o CRAS.

 

Matéria: Profissionais Mãe Coruja do Canto  de Solidão - Lucely Galiza e Selma Caldas




Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana/Coordenação Regional -Leonia Carvalho
 

                                        Parnamirim

                                                         Educação, cultura e arte em Parnamirim

 
 

            O Canto Mãe Coruja em Parnamirim  através da Secretaria Estadual de Qualificação Trabalho e Emprego realizou o curso “Boneca de Pano”. A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Predominantemente reproduz a forma humana feminina, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade. As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais: tecido, barro e outros. As bonecas de pano, estrelas deste curso, são um tipo de artesanato representativo da cultura popular,  transportam vida e sentimento de um povo.
 
           Na cultura pernambucana as bonecas tradicionais e folclóricas    integram folguedos de frevo, o maracatu e em miniaturas de barro retratando cenas do cotidiano sertanejo, das quais as mais famosas e valorizadas são as do mestre Vitalino, de Caruaru.

            O curso “Boneca de Pano” executado pelo SEST/SENAT, ofereceu às mães de Parnamirim aulas teóricas e práticas, incluindo material para confecção das bonecas, apostilas e fardamento. Além disso, toda a produção do curso foi para fins próprios e/ou exposição particular de cada aluna. Neste curso foram inscritas 20 mulheres e destas 18 concluíram e receberam certificação, um aproveitamento satisfatório de 90%. Um dos destaques desta oficina foi que enquanto as mães corujas aprendiam, suas crianças eram assistidas por uma recreadora, dando oportunidade as mães de interagirem ainda mais no curso. Além disso, as alunas tiveram também um momento de roda de conversa sobre aleitamento materno e direitos sexuais reprodutivos.
            "A qualificação profissional abre janelas a esperança! Nestes espaços estimulamos e impulsionamos o trabalho de mulheres, tornando-as capazes de gerar renda para o sustento próprio e de suas famílias, valorizando a arte e cultura local".


 Matéria: Profissionais do Mãe Coruja -Coordenação Regional-Leonia Carvalho/Profissionais do Canto
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...