quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cabrobó - Mãe Coruja através do seu Círculo de Educação e Cultura promove palestra sobre a boa alimentação e parto saudável


          No dia 29 de outubro foi realizada uma palestra sobre segurança alimentar e nutricional ministrada pela professora dos CECs e a enfermeira Dulce Figueira responsável pela USF onde funciona um dos círculos.
As profissionais abordaram temas pertinentes a segurança alimentar e nutricional definindo  de forma clara seu conceito. Apresentaram a lei orgânica de segurança alimentar e nutricional, as atribuições e responsabilidades de cada instituição envolvida na promoção do bem estar da sociedade. Foi apresentada as ações e as estruturas da SESAN. Ressaltamos o papel do DEFEP- Departamento de Fomento e a Estruturação Produtiva que é responsável pelos programas: Cisternas, Fomento as Atividades Produtivas Rurais  de apoio aos povos e comunidades tradicionais, Projeto de apoio a estruturação da produção familiar.
Ao concluir o tema segurança alimentar, foi esclarecida as dúvidas que as mães presentes tinham sobre o mesmo. Em seguida abordamos a importância de uma alimentação saudável para uma boa qualidade de vida.
A enfermeira Dulce Figueira iniciou as atividades sobre os tipos de parto com alguns questionamentos voltados para as gestantes presentes, que expuseram suas opiniões em relação ao tipo de parto que pretendem ter. Em seguida foi abordado as vantagens e os benefícios de se fazer o parto normal e as desvantagens de uma cesariana desnecessária. Na ocasião foram ouvidos os depoimentos das mães educandas: Layanne Dantas que teve seu parto Cesário e de Jaiana Ferraz que teve seu primeiro parto normal e que espera o segundo desejando que o mesmo seja normal também.
Com a palestra as mães puderam tirar dúvidas e terem mais esclarecimentos sobre os temas que foram bastante pertinentes para o aprendizado de todas que estavam presentes.
Finalizamos com agradecimentos a todas que se fizeram presentes.  


Matéria:  Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó - Maria Quirino, professora do Círculo de Educação e Cultura.
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...