segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mãe Coruja através dos Círculos de Educação e Cultura no Sertão do Araripe da início ao 3º módulo da Jornada Pedagógica


               
                Os Cantos Mãe Coruja dos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade, Moreilândia e Parnamirim promoveram “aulões” para dar início ao terceiro módulo da Jornada Pedagógica do Círculo de Educação e Cultura.
                Com o tema: Ser pai coruja é... as equipes realizaram discussões sobre a importância da presença do pai na gestação e no crescimento e desenvolvimento da criança, bem como seus direitos e responsabilidades, sendo sua presença primordial, pois influencia de maneira positiva na construção dos laços afetivos da família e no desenvolvimento saudável da criança. Por isso, buscou-se estimular a participação dos pais no acompanhamento das gestantes e principalmente no cuidado e educação dos filhos.
Por vezes a presença frequente do pai é difícil de cumprir, mais o toque na barriga da mãe ao chegar a casa, o falar para ela com um tom de voz terno e tranquilo, são compensatórios dessa ausência, de tal forma que o bebê, depois de nascer, reconhece a voz do pai e transmite emoções positivas” (Fabiana Ramos -Técnica do Canto de Parnamirim)
“O pai não é só responsável por prover o filho e família materialmente, mas de colaborar na assistência moral, educacional, psicológica, fortalecer os vínculos da família” (Rebeka Manuelli – Tecnica do Canto de Ipubi)
                Neste trabalho todos os Cantos mobilizaram a rede de parceiros que colaboraram para realização destes encontros, estiveram presentes profissionais de diversas categorias: psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, além de conselheiros tutelares e membros da pastoral da criança.
                Com o objetivo de estimular a presença dos pais o “aulão” do canto de Santa Filomena foi realizado no horário da noite. O resultado foi uma presença expressiva de pais corujas, participativos e atentos as orientações.
                Para divertir os grupos nestes espaços foram realizadas rodas de conversas, sorteio de brindes e canto de músicas. Em Granito ainda aconteceu um “Bingo da família”, brincadeira que alegrou todos os participantes do “aulão”, promovendo divertimento e integração das famílias.
                O espaço de educação popular idealizado pelo Programa Mãe Coruja nos Círculos de Educação e Cultura apontam para uma nova maneira de aprender e ensinar, porque é um lugar onde todos tem o direito de se expressar, aprender e participar de forma coletiva e livre. Abrir espaço para a participação dos pais corujas foi enriquecedor.
                É importante salientar que nestes encontros não objetivou-se dizer aos pais o que deve ser feito na hora de educar seus filhos, não há um manual de instruções para lidar com os filhos, cada família possui traços únicos, mas uma boa relação pode ser construída a partir do reconhecimento de que o pai tem papel fundamental no processo educacional e intelectual de seus filhos. Na sequência apresentamos dez dicas que podem auxiliar os pais na missão de criar um filho.


10 Dicas para ser um Pai Coruja...

1 - Receber os filhos com alegria

Os filhos devem ser recebidos e concebidos como bênçãos, não como um peso ou problema. Eles realmente não pediram para nascer e não têm culpa pelos problemas dos pais.

2 - Prover suas necessidades

É dever dos pais satisfazer as necessidades físicas, emocionais/psicológicas e espirituais de seus filhos.

3 - Não provocar a ira dos filhos

Irritamos nossos filhos quando: Não respeitamos o que lhe é de direito, gritamos, chamamos atenção na frente dos outros, proibimos sem razão, espancamos, usamos de injustiça.

4 - Ensinar as coisas certas

Honestidade, verdade, bondade, justiça, respeito, o bem e o mal, etc.

5 - Conversar com eles

Seu filho só pode ouvi-lo se você falar com ele. Só vai aprender se você ensinar. Só vai entender ser você explicar.

6- - Exercer autoridade

Deve haver uma hierarquia na família. Pai é pai, mãe é mãe e filho é filho. A palavra dos pais precisa ser ouvida, respeitada e obedecida.

7 - Colocar limites

Sim, sim. Não, não. Disciplinar exige autocontrole, justiça, amor e objetivo.

8 - Dirigir palavras de apreciação

Exigência e críticas o tempo todo desanima e afeta a autoestima das crianças. É preciso dirigir-lhes mais palavras de apreciação do que reprovação.

9 - Brincar com as crianças

Não basta reservar tempo para os pequenos em casa durante os momentos de descanso, os pais precisam também se fazer presente em momentos de diversão para que os filhos sintam que de fato são parte da sua vida. Crianças aprendem brincando, invista tempo nas brincadeiras.

10 - Deixá-las ir

Chega um momento na vida dos pais que tudo o que podem fazer pelo filho é orar por eles e acreditar naquilo que lhe ensinaram. Os filhos são herança que Deus confia a nós. Nosso papel é criá-los e deixá-los ir.


Texto: Leonia Carvalho (Coordenação Regional – IX GERES)/Colaboração: Técnicos dos Cantos Mãe Coruja
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...