segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Notícias da VIII regional do Mãe Coruja no Sertão do São Francisco

                                                                          Santa Maria da Boa Vista
  Santa Maria da Boa Vista - Outubro Rosa e Câncer de Mama: É preciso falar disso!
 
 


      A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. O Outubro Rosa é conhecido como um movimento popular internacionalmente e é comemorado em todo o mundo.

     Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

   O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. Fazendo com que o rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

    Assim, o Canto Mãe Coruja de Santa Maria da Boa Vista-PE sensibilizado com esta temática, disponibilizou-se juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal, através da ESF do Projeto Fulgêncio, Agrovila 43, com médica, enfermeira, auxiliares e Agentes Comunitários de Saúde/ACS para juntos executar um movimento na referida ESF, com a finalidade de levar a comunidade informações e dicas para a prevenção do câncer da mama. 

   Para abrilhantar o evento foi oferecido um delicioso café da manhã a todos os participantes, palestras com a médica cubana e enfermeira, onde ressalvaram a importância do toque seguidas de várias recomendações para o público presente. Dentre muitas orientações destacam-se:


1ª Toda mulher deve ter amplo acesso à informação e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.


2ª Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.


3ª Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas deve ter direito a receber diagnóstico.

4ª Toda mulher de 40 a 69 anos deve fazer mamografia a cada dois anos

5º Toda mulher precisa fazer o autoexame

As mulheres presentes tiveram oportunidade de sanar suas dúvidas e atentarem para o autoexame, sobretudo, enfrente ao espelho, pois, a técnica de prevenção ainda é o melhor remédio para o câncer.

No oportuno a profissional do canto Mãe Moruja no município enfatizou a finalidade do evento que é fazer com que as mulheres e a sociedade fiquem atentos para a detecção precoce do câncer de mama. Logo em seguida, aproveitou o ensejo para acompanhamento de grávidas, crianças e preenchimento de cadastros das gestantes interessadas.

O momento foi marcado com alegria, conhecimento, sensibilização e conscientização. Então, “se você não está nessa faixa etária dos 40 aos 69 anos, informe suas amigas, familiares e conhecidos para conscientizar essa prática simples e que salva milhares de vidas!”. Mencionou a profissional do Mãe Coruja.



Lembra-se ainda que o mês Rosa terá culminância com o GRANDE DIA ROSA, no município, este será realizado com todos os setores municipais. Outubro Rosa e Câncer de Mama: É preciso falar disso!


 











 







Matéria: Profissional do canto do Mãe Coruja Pernambucana em Santa Maria da Boa Vista-Silvana de Alencar Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                                                 Cabrobó


Círculos de Educação e Cultura realizam diversas atividades em comemoração a semana da criança

 

Os CECs do Programa Mãe Coruja do município de Cabrobó realizaram uma semana de atividades voltadas para as crianças, em homenagem ao dia 12 de outubro. Na quinta-feira, 10/10, as mães que participam dos CECs dos bairros Temperatura e Santa Rita participaram da festa em comemoração ao dia da criança realizada em parceria com a Secretaria de Ação Social do município. Durante o evento tivemos uma palestra com coordenador do grupo de idosos do CRAS da Temperatura, Micherlano Lopes, falando sobre educação, acidentes na infância e como preveni-los. Durante o evento as crianças apresentaram algumas músicas, danças, poemas e brincadeiras. Também tivemos um momento de brincadeiras entre mães e filhos, fazendo a família interagir e brincar junto com a criança. Este evento serviu para reafirmar o objetivo do Programa Mãe Coruja: o cuidado integral na primeira infância e que deve partir da família, com amor, cuidado, integração e proteção. Para finalizar foi servido o lanche para os participantes e a entrega de sacolinhas surpresas para as crianças. 


Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó - professora Elineide Alves dos Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Cabrobó - Cuidados com a primeira infância

 

      Os Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja no município de Cabrobó realizaram uma semana de atividades voltadas para às crianças em homenagem ao dia 12 de outubro. Na terça-feira 07/10, as mães que participam dos CECs dos bairros Temperatura e Santa Rita participaram de uma palestra com o fisioterapeuta do NASF, André Luiz Cavalcanti, que trouxe como temas: os cuidados na primeira infância; massagens para acalmar os bebês; posturas corporais para mães e crianças e outras informações sobre saúde. Num ambiente descontraído as mães ouviram e participaram ativamente da palestra, interagindo com o fisioterapeuta que esclareceu muitas dúvidas e trouxe muita informação importante para as mães no que tange o cuidado com os filhos.  Com este momento de debate, integrando saúde e educação o Programa Mãe Coruja, através dos Círculos de Educação e Cultura, visa promover a informação e conhecimento necessários aos cuidados das crianças na primeira infância, para que mães e filhos cresçam e se desenvolvam de forma harmoniosa e saudável. E assim toda a família sai beneficiada.    

Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó - Professora  Elineide Alves dos Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Cabrobó -  Oficina para confeccionar brinquedos com material reciclado

 



Os CECs do Programa Mãe Coruja no município de Cabrobó realizaram uma semana de atividades voltadas para as crianças, em homenagem ao dia 12 de outubro. Na quarta-feira, 08/10, as mães que participam dos CECs dos bairros Temperatura e Santa Rita participaram de uma oficina para confeccionar brinquedos com materias recicláveis. A oficina contou com a participação de muitas mães que durante duas semanas foram juntando em casa todo o material necessário para a confecção dos brinquedos, como: garrafas pets; latas de margarina; palitos de picolé; potes de iogurte; CDs velhos e recortes de e.v.a (material emborrachado). As mães trouxeram as crianças para que elas pudessem ajudar e escolher qual brinquedo queria confeccionar. Foi um momento de aprendizagem e ajuda mútua, em que cada mãe produzia o brinquedo para o seu filho e colaborava na confecção de brinquedos para as mães com crianças de colo. “Foi uma tarde divertida e de preservação ao meio ambiente, pois deixamos de jogar os objetos no lixo para virarem brinquedos e enfeites lindos. Eu adorei ter participado desta oficina”. Fala de Ednalva da Silva Nascimento, mãe da pequena Emily e participante do CEC desde agosto/2014. A realização desta oficina trouxe empoderamento e confiança para as mulheres cadastradas no CEC, pois todas mostraram-se felizes pela realização do trabalho e cheias de ideias para reciclarem outros materiais que antes tinham como destino certo o lixo.


Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó - Professora  Elineide Alves dos Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...