quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Santa Maria da Boa Vista - Brinquedos e brincadeiras de antigamente: uma interação saudável entre a criança e o idoso



A-do-le-tá;
Le petipetipolá;
Le café com chocolá;
A-do-le-tá;
Puxa o rabo do tatu;
Quem saiu foi tú!




   Numa sociedade cada vez mais industrializada os jogos de computadores e brinquedos eletrônicos passaram a ser mais constante na vida das crianças, o que torna o brincar mais individualizado.
O Brincar possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos.

     Então, "é por meio das brincadeiras que podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta" (KISHIMOTO 2006).

    No intento de levar o conhecimento de brinquedos e brincadeiras entre as gerações, idosos e crianças, é que o Canto Mãe Coruja Pernambucana em Santa Maria da Boa Vista, promoveu uma atividade divertida, de resgate de valores e as várias maneiras de se brincar. Na oportunidade os idosos lembraram dos brinquedos e brincadeiras que fizeram na infância, por meio destas brincadeiras, comentaram que aprenderam a dividir, cooperar, ganhar ou perder, assim como nos tempos atuais.
Com massinhas de modelar coloridas, puderam voltar à infância construindo junto com as crianças seus brinquedos preferidos. Para dinamizar a atividade alguns idosos apresentaram e explicaram como se brincava de cabra-cega e passa anel. Todos se divertiram inclusive a criançada. Além de outras brincadeiras como quem pinta palhaço? Vídeos do Instituto Alana foram exibidos... Estreia-Território do brincar, Território indígena, Uma tirinha que emocionou o mundo. 

    A exibição dos filmes fez com que idosos e crianças pudessem se perceber, valorizando a história e a cultura das brincadeiras das gerações anteriores, onde estas podem vir a ser uma forma de apresentar as crianças de hoje um conhecimento que lhe proporcionará o desenvolvimento físico, social e corporal, promovendo assim uma reflexão sobre o papel do idoso e o que ele pode contribuir para as novas gerações.

  Assim, os idosos são hoje portadores de uma grande sabedoria que muitas vezes não é valorizada pelas crianças, as quais preferem assistir desenho animado ou jogar vídeo game ao invés de escutar as histórias e brincadeiras de seus avôs.

   Concluímos a atividade aspirando ao resgate das brincadeiras por meio de uma proposta que possibilitasse a troca de vivencias e a exploração de brincadeiras tradicionais, visando à interação saudável e a valorização do conhecimento do idoso.

Matéria: Profissional do canto Mãe Coruja Pernambucana em Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar Santos
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...