quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mãe Coruja e Município realizam visita Domiciliar em Aldeia Tamboril-Mirandiba para Investigação Domiciliar de Óbito Infantil.



      Em ação conjunta com a Atenção Básica (Acs), Epidemiologia (Codificadora) e o Canto Mãe Coruja de Mirandiba (Coordenadora Regional/Técnica), no dia 28/10/14, foi realizado visita domiciliar a Aldeia Tamboril-Mirandiba, com o objetivo de prestarmos apoio a família da Sra. C.S.F, e realizarmos a Investigação Domiciliar de Óbito Infantil do seu filho T.V.S.F, de 4 meses e 20 dias, ocorrido no dia 07/10/2014, no município de Carnaubeira da Penha-PE.
     Sabemos que o Óbito Infantil, constituem um importante problema de Saúde Pública, e permanece como um desafio para todos nós.  A rede de determinantes que envolve esse evento, ilustra profundas desigualdades entre regiões e retrata a vulnerabilidade social, que podem ser evidenciados pelo cenário encontrado pelos indicadores de saúde, e pela distribuição ocorridos sempre numa mesma localidade.
    Diante desta realidade, fica evidente a necessidade de políticas públicas, desenvolvidas com equidade, que contemple os diferentes contextos sociais, culturais e fácil  acesso aos serviços de saúde, visando a melhoria da qualidade do cuidado a saúde da mulher e da criança.

     Cremos que a investigação do óbito em tempo hábil, é uma etapa fundamental no processo de vigilância, pois permite a detecção de problemas, tendo cunho preventivo e educativo, objetivando a avaliação da evitabilidade do óbito, e a formulação de ações preventivas capazes de reconhecer as crianças como um grupo mais vulnerável, garantindo assim  os seus direitos básicos à saúde, à educação e à vida.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja  em Mirandiba 


Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...