terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Realizações do Mãe Coruja em 2014

                                       Agrestina
Mãe Coruja e Município orientam mulheres para os benefícios de programas socias




O  Mãe Coruja em Agrestina realizou no dia 20 de novembro de 2014 uma palestra em articulação com as secretarias municipais para esclarecimento sobre o Programa bolsa família (PBF) e benefício da gestante, além de entrega de bolsas para bebês, produzidas pela Secretaria de Trabalho Qualificação e Emprego e entregue as gestantes pela Secretaria de Políticas para Mulheres. O Canto Mãe Coruja percebendo as necessidades e as inúmeras dúvidas sobre os programas sociais, realizou em parceria com as Secretarias Municipais reunião para esclarecimento das dúvidas e dos programas sociais que as mesmas podem tornar-se beneficiárias: estiveram presentes a Assistente Social do município onde a mesma esclareceu sobre o PBF- critérios para inclusão e condicionalidades que devem ser seguidas pelas famílias que são beneficiadas. A Coordenação da Atenção Primária de Saúde esclareceu sobre o benefício gestante, e importância do acompanhamento das gestantes e crianças pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), em seguida as Técnicas do Canto mostraram a rede de Atenção integral que articula junto ao Programa Mãe Coruja tanto a nível estadual como a nível municipal, mostrando a preocupada da Estado em melhorar as condições de vida de suas gestantes (mulheres) e consequentemente de suas famílias, além de enfatizar a participação das mesmas junto aos Círculos de Educação e Cultura.
 




                      Mãe Coruja e Município orientando sobre   gravidez na adolescência




Canto Mãe Coruja de Agrestina realizou no dia 06 de novembro de 2014 uma palestra sobre Gravidez na adolescência. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizamos atividade na Casa da Juventude, para adolescentes multiplicadores representantes de todas as Escolas do município, sendo os mesmos membros do NUCA ( Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) e conselheiros jovens. A atividade foi ministrada pelo enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família Maria Alice Damasceno o Dr Diego Freire. Devido aos altos índices de gravidez na adolescência em nosso município, observado através da linha do tempo do nosso monitoramento, sentimos a necessidade de articular com a Secretaria de Saúde palestras voltadas para o público alvo. Durante palestra enfermeiro realizou dinâmica com os adolescentes, enfatizando principalmente em sua fala “ o sonho que todos temos e almejamos alcançar e que muitas vezes é deixado para traz devido a um ato não pensado nem planejado, onde na maioria das vezes esse sonho é destruído” . A atividade teve a participação de 32 adolescentes.

O Programa Mãe Coruja fortalece o compromisso de articular com as Secretarias municipais desenvolvendo um trabalho contínuo, para podermos modificar a nossa realidade. As técnicas do Mãe Coruja enfatizaram a importância desse momento para os adolescentes e solicitaram que os mesmos fossem multiplicadores dessa ação.


Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Agrestina
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...