quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O Araripe celebra a infância





         O Programa Mãe Coruja Pernambucana reconhece a criança como pessoa portadora de direitos, que para um bom desenvolvimento, no período de 0 a 6 anos, necessita de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal, além disso precisa que a família e a sociedade participem deste processo.



       No Sertão do Araripe, os Cantos veem dialogando com a comunidade, gestores e sociedade civil organizada sobre o Desenvolvimento Infantil, despertando na região a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas para este aspecto. Em outubro/2014, o mês do brincar, estas discussões foram intensificadas, estimulando os gestores a montar uma agenda de promoção ao desenvolvimento infantil, bem como a impulsionar a valorização da ludicidade nesse processo educativo.

   Porque criança tem que brincar! Foram realizadas várias atividades de celebração a infância nos onze municípios da IX Gerência Regional de Saúde (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade). Os Cantos organizaram programações especiais para as crianças e bebês da região em parceira com as gestões municipais, promovendo nos municípios atividades lúdicas não apenas para as crianças, mas para suas famílias. Entre os destaques: tarde brincante em clube aquático, Cineminha na Praça, contação de histórias e um grande Circo, idealizado pela secretaria municipal de Assistência Social do município de Ouricuri, evento este que proporcionou recreação, espetáculo de dança, música e artes circenses para toda comunidade, além de um parque de diversões com pula-pula, escorregador, carrossel, entre outros. Ainda destacou-se na região os resgates de brincadeiras antigas como: cantigas de roda, corrida de saco, ovo na colher, entre outras, objetivando estimular a criatividade das crianças, além de proporcionar interação com os adultos e cuidadores. Veja como foi bonito!

 


Matéria:Profissional do Mãe Coruja -  Leonia Carvalho (coordenadora regional sertão do Araripe)
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...