sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Realizações do Mãe Coruja em 2014

Saloá

Palestra sobre  gravidez na adolescência na escola São Vicente



    O Canto Mãe Coruja Saloá-PE,   realizou palestra na escola São Vicente, com o tema: "Conheça. Valorize. Ame seu corpo!", destacando a importância da prevenção da gravidez na adolescência demonstrando o seu crescente número a cada ano no município, uma vez que nesta fase, os adolescentes centram-se na busca pela identidade e saem do foco principal que é o uso dos métodos contraceptivos tanto para evitar uma gravidez e prevenir-se contra às DST’S.
   Esta atividade ocorreu no dia 28/11/2014 com a participaram de 115 adolescentes, entre os sexos masculino e feminino e teve como parceiros envolvidos nesta atividade : secretarias de saúde, educação, coordenadoria da mulher e canto mãe coruja.
   Assim sendo, foi de extrema relevância realizar esta atividade, pois é a informação que orienta quanto aos cuidados sexuais, mantendo o seu grau de importância quando incluído no  contexto educacional, incorporando-se cada vez mais nos hábitos cotidianos da população, demonstrando desta forma, a necessidade da prevenção da gravidez na adolescência e ao mesmo tempo as DST’S.


Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Saloá - Alex Diniz Silva e Janaina Tércia
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Águas Belas

 Mãe Coruja  em parceria com  o município promove Grupo de Gestante





Buscando vivenciar de maneira contínua o tema “Gestando”, o Canto Mãe Coruja Águas Belas, em parceria com a Enfermeira Maysa do PSF Helena de Oliveira e o NASF do município, tem realizado encontros mensais com mulheres  de sua área de abrangência.
A Enfermeira Maysa e convidados,  tem trabalhado tópicos relacionados ao período gestacional, parto, pós-parto e cuidados com o RN, entre eles, amamentação, uso da chupeta e mamadeira, técnicas para acalmar o RN. Forma-se então, uma discussão a respeito de cada tópico abordado visando a compreensão e  interação entre as participantes.
Esse último encontro foi palestrado pela fisioterapeuta Socorro do NASF, onde focou a importância do Pilatis na gestação, convidando-as para participarem de um projeto do município de Pilatis na comunidade com as gestantes.
O Grupo de Gestantes funciona na última quinta-feira do mês a tarde.



Matéria:Profissional do Canto Mãe Coruja Águas Belas -  Elianne Oliveira
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Canhotinho



Mãe Coruja e Município envolvidos no "Outubro Rosa" 

Em Canhotinho durante todo o mês de outubro foram realizadas palestras, rodas de conversas, oficinas sobre a prevenção do câncer de mama, houve também o direcionamento das mulheres para realizações de mamografia.
Os PSFs enfatizaram a importância do autoexame como sendo um dos meios de prevenir  antecipadamente este tipo de câncer , as profissionais do mãe coruja colaboraram de forma enfática para realização  e o êxito da campanha.
No dia 30 de outubro o "Outubro Rosa" foi encerrado com uma caminhada pelas ruas da cidade com carro de som, cartazes e distribuição de panfletos.





Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Canhotinho
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...