quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Santa Maria da Boa Vista - Mãe Coruja em parceria com o Município realiza aulão com o tema:"Estou Grávida! E agora?"





Você percebe que a menstruação está atrasada, faz o teste e... está grávida! E agora, o que fazer?

    Foi pensando nesta situação que o Canto Mãe coruja junto com o Círculo de Educação e Cultura organizaram uma Roda de conversa com gestantes e o tema abordado no  aulão foi “Estou grávida, e agora?”Sendo esta dirigida pela psicóloga do CRAS.

    Com objetivo de informar e contribuir com as mães participantes, considerou-se várias informações importantes, sobretudo o desenvolvimento da criança na barriga da mãe, bem como os cuidados da gestante durante o período gestacional e o pós-parto, especialmente o lado sensível da mãe que necessita de muito carinho e companheirismo. No decorrer da roda de conversa, a dirigente, relatou sobre os tipos de partos, os direitos sociais que a gestante tem; pré-natal pelo SUS, direitos trabalhistas, direito à escuta na expressão de seus sentimentos, assim como sua dor na hora do parto. 

     Enfatizou ainda, sobre os deveres da Mãe com a criança após o nascimento, os quais citaram: levar para vacinar, pesar e ser acompanhada, alimentação adequada. Para melhor participação na conversa, houve um momento de abertura, onde as participantes fizeram questionamentos, dando espaço para tirar dúvidas e relatar de suas experiências.

    A atividade ocorreu no CRAS, onde a participação das técnicas do Canto Mãe Coruja, professores do CEC e coordenação, foram fundamentais para abrilhantar o evento, onde cada um contribuiu para a concretização de um momento simples, trazendo muita satisfação. Assim, “a gravidez é um período de grande felicidade... Mas que ninguém nos avisa destes pequenos problemas de saúde! Náuseas, enjoos, cãibras!”, relatou a mãe de primeira viagem.




Matéria: Profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura  do Mãe Cruja - 
Ronailde Gomes – Coordenadora CEC - Silvana de Alencar – Técnica PMCPE
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...