terça-feira, 10 de março de 2015

Mãe Coruja em Petrolina realiza reuniões com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social



           No dia 23 de Janeiro de 2015 foi realizada uma reunião com a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde, diretores da atenção básica, coordenadores das AME (Atendimento Médico Especializado)  e articulador para apresentar a sala de situação e o monitoramento do ano de 2014 do Programa Mãe Coruja, possibilitando aos participantes melhor visibilidade sobre as suas ações, buscando estratégias para melhorar a captação precoce das gestantes e puericultura , como também identificar e intensificar ações preventivas no combate a mortalidade materna e infantil, remapeando as áreas de atendimento, tendo como referencia os bairros com maior incidência de óbitos infantis.

     Em 06 de Fevereiro de 2015, a reunião foi com representantes da Educação Infantil e Pastoral da Criança, onde foram discutidas estratégias para fortalecer parceria, proporcionando a integração das ações do Programa Mãe Coruja. Na oportunidade as Técnicas do Canto, Coordenadora e professoras do CEC (Circulo de Educação e Cultura) apresentaram as experiências vivenciadas pelas mães cadastradas no Canto e nos Círculos.

    Com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania a reunião ocorreu no dia 25 de Fevereiro de 2015, tendo como participantes a secretária, o coordenador dos CRAS e articuladora. Foi apresentado o monitoramento de 2014, o momento culminou em rica discussão sobre a importância da intersetorialidade na busca da melhoria dos indicadores de vulnerabilidade social, unindo esforços para desenvolver ações estratégicas no combate a mortalidade materna e infantil.


   A articulação com as diversas secretarias foi um marco positivo para o desenvolvimento das ações do Canto no município, sensibilizando os participantes, sobre a união dos setores envolvidos, que não podem trabalhar isolados, devem buscar parcerias, para juntos fortalecer as ações. “ Devemos usar a intersetorialidade como um mecanismo onde se pode fomentar a integração. Compondo redes de compromisso e corresponsabilidade quanto a qualidade de vida da população”. 



Autoria do Texto: Claudia Souza e Cybelle Roriz, Técnicas do Canto Mãe Coruja Petrolina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...