quarta-feira, 25 de março de 2015

Primeira Infância em pauta no Mãe Coruja em Santa Filomena




Santa Filomena

Cantinho da Criança: Primeira Infância em Santa Filomena é prioridade




    A equipe do Programa Mãe Coruja Pernambucana em Santa Filomena/PE,  profissionais do Canto e educadoras, fizeram uma reorganização do Cantinho da Criança já existente, dando uma cara nova ao espaço, visando acolher seus pequenos num ambiente de cores, sabores e aconchego. Nesse novo momento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, onde  enfatizamos a importância da primeira infância, o espaço físico serve como estímulo às crianças, aos pais, técnicos e familiares; tanto como brinquedoteca (direito de brincar), como incentivo à leitura e contadores de estórias infantis.  A linha do cuidado requer um olhar diferenciado, desde pequenas atitudes e ações até as mais complexas. O olhar da coruja 360º. Quem ama cuida!!! O trabalho através do lúdico, nas ações socioeducativas em nosso município têm demonstrado bons resultados no que tange à qualidade e quantidade.
    Nossos pequeninos estão vivenciando momentos importantes do seu desenvolvimento infantil, devemos contribuir e criar espaços que possibilitem esse caminhar, crescimento e desenvolvimento humano. Cartilhas e panfletos, estão sendo distribuídos e trabalhados, visando dar uma orientação às famílias, informando as 08 guias para uma boa interação com as crianças: dar amor; responder às iniciativas; conversas próximas verbal e não verbal (gestos); elogio aos sucessos e tentativas; fixar a atenção das crianças; nomear e descrever (o mundo a sua volta); ampliar e conectar (conhecimentos); colocar limites de forma positiva; passo-a-passo (orientar a criança nas brincadeiras, na escola; na vida).

    Ser cuidador/educador requer conhecimento quanto a real importância da Primeira Infância para o desenvolvimento humano. Sensibilizar às famílias, mostrando e vivenciando esse momento, é dar um passo significativo para o bem-estar biopsicossocial dos infantes. É promover um hoje saudável e um amanhã melhor para nossas crianças. 



Matéria: Profissionais  do Mãe Coruja de Santa Filomena/PE - Isabel, Socorro, Suze e Maria de Lourdes.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...