terça-feira, 17 de março de 2015

Mãe Coruja no Sertão do São Francisco comemora o dia da mulher

                                 
                                          Petrolina

Programa Mãe Coruja Pernambucana homenageia as mulheres dos Círculo de Educação e Cultura do Bairro João de Deus em Petrolina







    Na tarde da quarta-feira, 11/03,  o Mãe Coruja através dos seus  Círculos de Educação e Cultura e do Canto, juntamente com a Associação de moradores, Escola Estadual Antonio Jesuíno D’Ávila, Gerência Regional de Educação (GRE) Petrolina, prestaram uma homenagem às mulheres que frequentam os CEC do Bairro João de Deus. Na ocasião algumas educandas declamaram poesias, leram mensagens e até cantaram músicas para prestigiar as mulheres presentes. As educandas foram acolhidas pela equipe Mãe Coruja com um cartão de boas vindas e um número para participar do sorteio de brindes ao final da homenagem. O evento aconteceu no Centro Comunitário do Bairro.  
   Na ocasião foram parabenizadas todas as mulheres presentes, momento em que   foi lembrado que a data do Dia Internacional da Mulher em 08 de março é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista. Entretanto, a escolha dessa data para tal comemoração frequentemente está associada a equívocos ou a invenções históricas que precisam ser elucidadas. Ao final, realizamos sorteio de brindes e servimos o lanche para os presentes que foi gentilmente oferecido pela Escola Estadual Antonio Jesuíno D’Ávila e pela Associação de moradores.


Matéria: Equipe Mãe Coruja de Petrolina
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
                                                     

Cabrobó


 Círculo de Educação e Cultura faz homenagem ao dia da mulher, 
mencionando também a sua função de mãe





                  Na semana do dia Internacional da Mulher, o Programa Mãe Coruja, através do Círculo de Educação e Cultura faz uma homenagem dupla às mulheres e mães. Afinal toda mãe é essencialmente uma grande mulher e a mulher, na maioria das vezes, se realiza plenamente ao ser mãe. Foi uma tarde bem agradável, começando pelas recordações da gravidez, leituras de textos sobre o tema e a realização do bingo: ser mãe é... Depois falamos da importância da mulher na sociedade, no lar, no Programa Mãe Coruja, enfim, no mundo. As mulheres presentes receberam uma flor confeccionada pela professora do CEC e um cartão com uma mensagem. Depois das reflexões feitas sobre o tema foi hora de produzir. Várias atividades foram realizadas, como: acróstico, caça-palavras, escrita de poemas e interpretação musical. Este momento objetivou o entendimento feminino sobre sua própria existência; com reflexões sobre o papel da mulher em todas as áreas da sociedade e a valorização do ser e se fazer reconhecer como MULHER. 

“Mulher 
Símbolo de amor, perseverança e desprendimento. Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada...
Poderia escrever aqui milhares de adjetivos... Mas eles todos se traduzem em uma só palavra: MULHER!”




Matéria: Elineide Alves dos Santos. Professora do CEC – Cabrobó.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                        Santa Maria da Boa Vista

Mãe Coruja e município comemoram o dia Internacional da Mulher





Mulher que traz beleza e luz aos dias mais difíceis,
Que divide sua alma em duas para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar, mulher que luta pelos seus ideais que dá a vida pela sua família...

    Pesando em valorizar o ser MULHER neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é que o Programa Mãe Coruja, juntamente com o Círculo de Educação e Cultura e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), através da Secretaria de Ação Social, promoveram uma roda de conversa, com mães, mulheres, crianças, gestantes, na Escola Arara das Serras, na agrovila 43 – Projeto Fulgêncio. O Evento também teve o apoio da Estratégia da Saúde da Família (ESF) daquela localidade. 

     Para abertura do diálogo iniciou-se o encontro com um vídeo mostrando a beleza de cada mulher. Onde em ocasião mostrou que são mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras que amam e querem ser amadas. Elegantes e repletas de inteligência. Cheias de paciência e que o mundo sabe conquistar. Evidenciou-se também as mulheres duras e fracas, enfim as Mulheres de todas as raças. Mulheres guerreiras. Mulheres sem fronteiras. Mulheres… Mulheres…

   Para abordagem do tema a Escola Serra das Araras solicitou ao Programa Mãe Coruja que investisse nas questões de Relacionamento entre Mãe e Filho. Foram exibidos slides e vídeos trazendo várias situações do dia a dia. Foi alertado também que as mães curtissem cada fase, cada idade, cada diferença... Explanaram-se ainda os 05 princípios para um relacionamento positivo: 1. Amor Incondicional; 2. Conhecer os princípios do comportamento; 3. Autoconhecimento; 4. Comunicação positiva e o 5. Princípio do envolvimento.

    Após discussão, o CREAS foi convidado a abordar a questão da Violência Contra a Mulher, onde as participantes demonstraram interesse pelo assunto, fazendo vários questionamentos e sugerindo a palestra com os homens daquela agrovila. O CREAS em ocasião exibiu documentários de mulheres que sofriam da violência física, psicológica e doméstica. O Alerta as mulheres foi de fundamental importância, uma vez que a violência contra a mulher é entendida como qualquer ato ou conduta, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, como também é um grave problema de saúde pública.

    O coordenador do CREAS em sua fala visualizou a Lei nº 11.340/2006 que é conhecida por “Lei Maria da Penha”, que regulamenta os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Explicou às mulheres que recebeu este nome em homenagem a uma mulher chamada Maria da Penha que se tornou símbolo de um caso de violência doméstica contra a mulher.

   Após conversação as mulheres foram homenageadas pelo Círculo de Educação e Cultura (CEC), com distribuição de cartões dedicada a elas.

Temos a delicadeza das flores.
A força de ser mãe.
O carinho de ser esposa.
A reciprocidade de ser amiga.
A paixão de ser amante.
E o amor por ser mulher!



Feliz Dia da Mulher!

    



Matéria: Profissional do Canto de Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...