quarta-feira, 8 de abril de 2015



                                            Palmares

     
    Vivenciamos a Páscoa do Programa Mãe Coruja de Palmares  no dia 09/04/2015 no Colégio Estadual Galtemir Lins em conjunto com o CEC(Círculo de Educação e Cultura.Contamos com a parceria da Coordenadora da Saúde da Mulher de Palmares.         Estiveram presentes 50 pessoas entre mulheres e crianças divididas nos turnos  da manhã e tarde. Houve a reprodução de  de  dois vídeos , sobre o significado da páscoa e  sobre a vida de Jesus Cristo, sequencialmente houve sabatina, oração, mensagem pascal além de lanche com distribuição de bombons. As participantes puderam desfrutar desse momento sobre os ensinamentos cristãos de paz, partilha, perdão, amor, alegria e fé. Tivemos o depoimento da Mãe Coruja Mery Maldylane dos Santos que participa do CEC(Círculo de Educação e Cultura) a qual relatou sua “emoção de estarmos juntas comemorando a Páscoa que é Vida Nova, e que não queria ver acabar essa união mas que durasse para sempre” , foi  um momento de acolhida por todos do grupo.


Matéria das profissionais do Canto de Palmares Luzia Félix e Lucinery Vasconcelos
Revisada pela Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja





                                              São Caetano





      Para o calendário cristão está é a celebração mais importante, pois marca a ressurreição de Cristo. A data é comemorada de diferentes formas em diversas partes do mundo, mas seu significado é sempre relacionado ao renascimento. 
    Uma data tão importante assim não poderia passar despercebida para o Programa Mãe Coruja Pernambucana, afinal se a Páscoa marca o renascimento, nós Mãe Coruja, estamos diariamente trabalhando para proporcionar o nascimento seguro e digno de milhares de crianças pernambucanas. Anteriormente ao          Programa, nosso Estado, assim como outros Estados brasileiros, sofria com o alto índice de mortalidade infantil e materna. Com o objetivo de garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável, o Programa Mãe Coruja nasce justamente, para ajudar os municípios pernambucanos a vencer esses índices. Logo, podemos afirmar que o Mãe Coruja contribui para o renascimento e fortalecimento de ações e políticas públicas mais eficazes para enfrentar a situação e celebrar a vida, assim como a Páscoa, que celebra o momento da morte para a vida de Cristo. Foi com esse espírito de renascimento de nossas crianças, que profissionais, gestantes e mulheres que fazem parte dos Círculos de Educação e Cultura de São Caetano, festejaram a Páscoa, no último dia 07 de abril de 2015, sem esquecer, no entanto o motivo principal da data: a ressurreição de CRISTO!



Matéria de Janaina Barbosa Ferreira de Santana- Técnica do Canto Mãe Coruja de São Caetano
Revisada pela Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja




                                                  Rio Formoso
                       

                                            
        Mãe Coruja em Rio Formoso através de seus profissionais do Canto e do Círculo de Educação e Cultura, no dia 09 de abril de 2015 realizou a confraternização de Páscoa com gestantes, mães e crianças cadastradas no Programa. 

      Durante o evento algumas mulheres presentes definiram o que, para elas, significava a páscoa. Foi uma oportunidade de celebração e de reflexão sobre a importância de renovação, sentimentos como paz, amor, união e solidariedade para construção da cidadania, assim como propiciar um momento de descontração, com a realização de sorteio de brindes, entrega de chocolates, de imãs de geladeira em formato de coelhinho, saquinhos com bombons em formato de cenourinhas para as crianças, todos confeccionados pelas mulheres que frequentam o CEC,

     O encerramento se deu na praça Agamenon Magalhães localizada em frente ao Canto, onde a equipe e as mulheres registraram este grande momento através de uma foto.





Matéria: Profissionais  do Canto e do CEC do Mãe Coruja em Rio Formoso- Rivane e Ricardo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                                                 Catende




       No período de 23 á 27 de março os Círculos de Educação e Cultura do Município de Catende, realizaram oficinas com as Mães educandas e seus filhos com a temática Páscoa. Foram vivenciadas aulas com o objetivo de conscientização do verdadeiro sentido da Páscoa, momentos de grande importância e reflexão para a família. No CECs do bairro Canãa a Professora Maria da Glória organizou a comemoração da Páscoa no dia 31 de março com participação das Mães e crianças. Aconteceram atividades diversas, como conversação do verdadeiro sentido da Páscoa, leitura de texto reflexivo, dinâmica com as mães.
      Estes momentos são significativos nos CECs, onde acontecem troca de conhecimentos, reflexões, criação de laços afetivos entre todos que participam, nos deixando alegres com as participações e compartilhamentos de saberes. 





Matéria: Profissional do Mãe Coruja do CEC -  Izaura Lopes de Lima 



                    Maraial






      O Mãe Coruja Pernambucana no município de Maraial realizou com os seus Círculos de Educação e Cultura no dia 30 de março de 2015, a festa temática da páscoa que através de rodas de conversa sobre o tema resgatou para as gestantes, mães e crianças de como o cristianismo comemora desta data que pra ele é uma das mais importantes.

      Essas festas temáticas, realizadas nos Círculos de Educação e Cultura proporcionam às crianças vivencia-las através do lúdico, assim como  tema como este, ajuda gestantes e  mães a se conscientizarem sobre o seu verdadeiro papel enquanto mãe, mulher, amiga, e personagem responsável direta para lutar e tentar garantir uma vivência de valores de carinho, amor e afeto para seus filhos e familiares. 

     Pensando sempre no cuidado neste público, é que se trabalha estes temas com muito carinho e cuidado, neste caso a Páscoa, em seu sentido de renovação e amor. 




Matéria: Profissionnais  do Canto e dos CEC em Maraial - Quitéria Freitas e Rômulo Patrício, Luciene Maria, Eliane Elói, Zeranilda Cavalcante, José Silva
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Cabrobó 


Pedrinhas e Unidade de Saúde da Família Maria do Socorro Santos










      Atendendo as mulheres cadastradas no Mãe Coruja e seus filhos menores de 5 anos, o Mãe Coruja através das profissionais dos Círculos de Educação e Cultura, realizaram no dia 30 de março a comemoração da páscoa para este público, participantes da comunidade Pedrinhas e da Unidade de Saúde da Família - Maria do Socorro Santos. 
    Com atividades para as crianças e  mães que estavam presentes, dentre elas a  oportunidade de realizarem trabalhos lúdicos pedagógicos.  Já com as educandas,  o objetivo também foi de sensibilizar  para o verdadeiro sentido da páscoa despertando o olhar crítico para a diferenciação entre o sentido espiritual e o comercial: Páscoa significa ressurreição, nascer de novo, nesse sentido deve-se cultivar boas ações e solidariedade para que se possa viver a páscoa todos os dias, apresentamos o significado de cada símbolo pascal segundo o cristianismo. 

    Concluindo as atividades, todas as participantes puderam fazer uma reflexão e entendimento sobre o verdadeiro sentido desta data tão significante, onde as pessoas possam viver em paz e se confraternizarem.





Matéria: Profissional do  CEC do Mãe Coruja em Cabrobó - Professora do CEC   Maria Quirino
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Alto da Temperatura 


      Profissionais do Círculo de Educação e Cultura do bairro Alto da Temperatura em Cabrobó, suas gestantes, mães e crianças, participaram da comemoração da Páscoa com reflexões da data seguida de comemoração e festa. 
    Várias atividades foram realizadas, entre elas: "A dinâmica da caixa de bombons", onde cada mãe pegou um bombom que vinha acompanhado de uma pergunta referente aos símbolos pascoais e a Páscoa, tema abordado em momentos anteriores no próprio CEC, onde, esta pergunta era respondida e refletida por todo o grupo; roda de conversa falando sobre o significado da Páscoa no cristianismo, segundo a ótica religiosa e comentado também que a Páscoa sobre a ótica comercial que em nada tem haver com a simbologia de vida nova no processo de ressurreição do Cristo; a pintura do coelho por cada mãe onde escreveram nele uma mensagem para montagem do painel “Feliz Páscoa”. 
 Este momento serviu, além de se comemorar uma data festiva especial, religiosa, também lembrar da importância  de mães e família orientarem suas crianças o verdadeiro sentido da gratidão, do amor e da fé.

“Que a Páscoa de Cristo possa ser comemorada em todos os lares com uma grande festa, que começa no coração, celebrando a vida que renasce através do Salvador”.



Matéria: Profissional do  CEC do Mãe Coruja em Cabrobó - Professora do CEC  Elineide Alves dos Santos 
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Lagoa dos Gatos



       

A equipe do Canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos comemorou a Páscoa trazendo não só chocolate para nossas mães e crianças, mas também trazendo muita informaçãofoi com uma palestra sobre os primeiros socorros em situações envolvendo crianças. O evento aconteceu no Canto Mãe Coruja na manhã do dia 01 de Abril, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. 
     Estiveram presentes na ocasião o representante da Pastoral da Criança, Sr. Cícero Ferreira, as agentes de saúde da área Edilva e Jucélia, a coordenadora e as professoras dos Círculos de Educação e Cultura, além de nossas gestantes, mães e crianças acompanhadas. 

       O tema  foi escolhido pela relevância que o assunto tem entre mães que têm crianças nas faixas etárias de 0 a 5 anos ou mais que podem ser vítimas em potencial de acidentes domésticos ou na convivência comunitária. A palestra foi ministrada pelo coordenador do SAMU da cidade de Lagoa dos Gatos, o Enfermeiro Iram, que desenvolveu o tema muito bem, trazendo muitas informações sobre os acidentes nessas fases da vida de crianças. O mesmo apresentou uma série de casos onde os responsáveis podem evitar tais acidentes e as formas como proceder aos primeiros socorros em casos de acidentes como engasgo, quedas, queimaduras e afogamentos. O palestrante enfatizou principalmente como acessar os serviços de emergência nos casos citados com crianças e adultos.Tudo aconteceu de forma divertida e participativa por parte dos convidados e o palestrante. Ao final foi servido um pequeno lanche e houve a distribuição de chocolates para todos em comemoração a Páscoa que se aproximava no final da Semana Santa.

Texto: Técnicos do Canto Mãe Coruja Lagoa dos Gatos Carla Cardinalle e Wlademir Bernardo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...