terça-feira, 7 de abril de 2015

Mãe Coruja participa do 1º Seminário para o Plano Municípal pela Primeira Infância de Lajedo



    
     Lajedo está sendo pioneira em todo o Agreste Meridional na constituição do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Aconteceu no dia 13 de Março no Centro de Convivência do Idoso o 1º Seminário dedicado ao tema, onde contamos com a presença da Secretária de Assistência Social Marconeide Félix, representante da Rede Estadual pela 1ª Infância Zuleica Leitão, Solidade Menezes da União dos Conselhos Municipais da Educação e a psicóloga Egailza Sobral. Na abertura contamos com uma apresentação alusiva das crianças da creche Menino Jesus em homenagem ao dia das mulheres.
Aconteceu a apresentação e o roteiro para elaboração do plano, na fala da representante da Rede Estadual pela 1ª Infância, assim como, os fundamentos legais pela representante da União dos Conselhos Municipais e finalizou a psicóloga com o raio-x do município.
      O plano está em fase de formação, declara a Secretária, porém com esse encontro mais uma etapa foi concluída, pois a reunião desses representantes municipais e de todas as secretarias e órgãos, tais como: Saúde, Educação, Assistência Social, UESLA, Vereadores, Casa Lar, CREAS, CRAS, Mãe Coruja, Coordenadoria da Mulher e Conselho Tutelar define-se o núcleo em prol do PMPI. Os envolvidos que compõe o núcleo para diagnosticar inicialmente a situação da 1ª infância tiveram a oportunidade de expor, debater e acrescentar em sua fala.
     A formação do núcleo é de extrema importância para estruturar o PMPI e uma exigência até 2022, e acima de tudo garantir que o mesmo seja uma política pública que garanta os direitos da criança da 0 a 6 anos de idade.
    Esse investimento será futuramente visto através de aportes da Lei de Diretrizes Orçamentárias, segundo a representante do conselho Estadual pela Primeira infância, que frisou com veemência a participação ativa das próprias crianças na formação desse plano como na execução dele. Futuramente, o plano deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores, e precisa também da participação popular, uma vez que é previsto em Constituição Federal de acordo com o artigo 227 parágrafo 7º: Criança tem prioridade absoluta.
    Norteada por 13 ações finalísticas do Plano Nacional aprovado em 2010, a psicóloga finaliza com um raio-x do Município de Lajedo e concluir mais uma fase do PMPI.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Lagedo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...