sexta-feira, 12 de junho de 2015

Jucati - Mãe Coruja orienta como funciona o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) e suas condicionalidades.





       No Último dia 22 de Maio do ano corrente aconteceu uma palestra no Centro de Convivência no Município de Jucati ministrada pela Psicóloga do CRAS (Lusélle Ferro), onde cerca de 24 mulheres cadastradas no Mãe Coruja e aproximadamente 20 convidados, tiveram a oportunidade de conhecer e entender melhor como funciona o BPC e quais as suas condicionalidades. A palestra Foi elaborada com a intenção de trabalhar as normas do Beneficio da Prestação Continuada – BPC, e esclarecer de forma direcionada quem pode solicitar o mesmo.

        No momento da palestra foi identificado que os que usam o beneficio por conseqüência das privações educacionais encontram dificuldades para compreenderem e interpretarem acerca do conteúdo do Beneficio de Prestação Continuada, enquanto que outros muitas vezes desconhecem o assunto.

    Conforme o art. 2°, LOAS (2008), O Benefício de Prestação Continuada – BPC, vem garantir 1 (um) salário mínimo de beneficio mensal às pessoas portadoras de deficiência e ao idoso a partir dos 65 anos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família, ou seja, esteja incapacitado para a vida diária e para o trabalho. Além disso, o BPC e um benefício próprio da área da Assistência Social, compõe o tripé da Seguridade Social, a partir da CF de 1988 é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, fiscalizado pelo Fundo Nacional da Assistência Social – FNAS, concedido pelo INSS por ter condições estruturais de atender a clientela assistida e aprovado pelo Decreto nº 6.214/07 art. 3º do RBPC.

     Portanto, o empoderamento das informações do Beneficio de Prestação Continuada, é o viés para gerar multiplicadores sobre a temática, viabilizando o exercício da cidadania, garantindo inclusão social para usuários do CRAS e mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana.


Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Jucati -  Silmara Vieira e Tereza Costa, e-mail: cantojucati@bol.com.br
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...