terça-feira, 2 de junho de 2015

Notícias de municípios da V regional do Mãe Coruja - Agreste Setentrional

 
Bom Conselho
 
Mãe Coruja realizou o aulão do Módulo I – Mulher com tema:  "Sou criança! Respeitar meus direitos é garantir o meu futuro"
 
 


                O Evento aconteceu na Creche Santa Terezinha no CEC da Parmalat. Contou com a presença de José Cícero Gomes da Pastoral da Criança, o qual abordou claramente o tema citado acima, esclarecendo as mesmas quanto aos direitos e deveres na infância, bem como estimulando a esse público quanto ao desenvolvimento Infantil digno, garantindo assim um futuro próspero. Durante a palestra houve pausa para esclarecimentos de dúvidas, troca de experiências entre si, bem como relato de histórias dessas mulheres. Na ocasião o Canto Mãe coruja enfatiza a importância do Programa Mãe Coruja no Município, assegurando as nossas mulheres quanto aos seus direitos e inserindo-as no meio social. Posteriormente foi assistido um vídeo sobre: As diversas formas de Violência Infantil na Família. Contamos com a presença de 30 participantes.

Tivemos a participação: IPA, Pastoral da Criança, CEC, Creche e CMC.
Ao término foi distribuído Certificado de Conclusão do Módulo e distribuição de lanche.

 
 




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Bom Conse
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 
 
 
 
 
 
 
 
 
Calçado
 
Mãe Coruja e CRAS em Ação Itinerante
 

        A Secretaria de Assistência Social, desenvolve o CRAS Itinerante, onde leva diversos serviços para a população da Zona Rural, com parceria com a Coordenadoria da Mulher e o Mãe Coruja, foi realizado no dia 20 de maio no Sítio Mocós.

      Estavam presentes cerca de 30 pessoas, as participantes receberam tratamento de beleza e as gestantes se cadastraram no Programa Mãe Coruja e receberam informações sobre os diversos serviços.

 
 
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Calçado
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 
 
 
 
 
 
 São João

 Mãe Coruja realiza roda de conversa sobre os direitos ao Planejamento Familiar



 

       O Canto Mãe Coruja São João, atuando com ações de intersetorialidade, articulou um ciclo de palestras com as alunas que participam do Círculo de Educação e Cultura, do Sítio Tiririca, na Zona Rural e os da Zona Urbana, trabalhando o tema “PLANEJAMENTO FAMILIAR"

     As educandas do CEC de Tiririca, tendo a professora Edite, recém-chegada ao Programa, contou com a presença da Assistente Social integrante do NASF São João, Ana Pitanga, que abrilhantou o evento com uma dinâmica para verificar os conhecimentos das mães sobre os métodos anticontraceptivos distribuídos pela Atenção Básica e os métodos naturais e definitivos.

     Já as alunas da zona urbana que compõem os dois CEC, da Professora Silvana Souza, tiveram com palestrante a Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS São João, Dra. Ana Pualla, que promoveu uma roda de conversa sobre os direitos ao Planejamento Familiar que deve ser oferecido pelas políticas públicas e a sua importância para a Saúde física e mental da família.

      Foi de grande importância o apoio da Coordenadora dos Círculos de Educação e Cultura, Helena e da articuladora do Programa no munícipio, além da parceria com a Secretaria de Saúde e de Assistência Social.

 
 
 
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em São João
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 




Jupi


 Mãe Coruja e Município   comemoram o dia das Mães





       O Canto Mãe Coruja Jupi e o Círculo de Educação e Cultura em parceria com o NASF e com a prefeitura municipal, realizou no dia 21/05/2015 no clube ADEC, as festividades em comemoração ao dia das mães, entrega de certificados as mulheres que concluíram o modulo I e o aulão do modulo II.

    O evento começou com um almoço e homenagens as mães, das alunas presentes, algumas alunas escreveram poemas para suas mães, foi um momento que causou emoção a todos os presentes. Em seguida foi dado início a palestra com a psicóloga do NASF Tamara Vilela no qual foi explanado o tema Sou criança! Respeitar os meus direitos é garantir o meu futuro, esse foi um momento que contou com a participação das mães que contavam suas experiências.

     Logo em seguida foi finalizado a entrega dos certificados e presentes paras mães. A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo afetivo, através de palestras com assuntos relevantes para o público-alvo. Participaram da ação alunas do CEC seus filhos e suas respectivas mães , que obteve um total de 50 participantes.

    Ao longo do evento constatou-se a importância de realizar atividades como estas no sentido de alimentar vínculos afetivos e familiares, a partir da observação feita de  muitas mulheres ao final desse evento declararem seu amor e carinho a suas mães e seus filho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Jupi - Canto Edjane,  Arlane de Moraes Articuladora no município, Martha Edjane e Silvia Adriana  dos CEC.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana   







 Brejão
 
 
 Realização de atividades dos Módulos I e II dos Círculos e comemoração dos dias das Mães
 
  
                          
     O Canto Mãe Coruja e o Circulo de Educação e Cultura no dia 27 de maio comemorou o Dia das Mães, entrega dos certificados do Módulo I e realizou o Aulão do Modulo II com o tema: “ Sou criança respeitar os meus direitos é garantir o meu futuro” em parceria com a Erem Professora Ismênia, Conselho Tutelar e Paroquia Santa Cruz tivemos quantitativo um bom de mulheres participando do aulão que faz parte do Programa.

    Foi um momento de muita emoção, com o momento da benção do Padre Pedro na qual com suas palavras despertou sentimentos maternais e cristãos em todos ali presentes, um verdadeiro resgate do papel da mãe/mulher na vida de seu filho e família. Dando continuidade uma palestra com a Equipe do Conselho Tutelar: Junior e Rodolfo, uma reflexão sobre a importância da participação exibição de vídeo pelos profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja

Foram distribuídas mensagens, lembrancinhas e um delicioso lanche e assim fortalecendo os vínculos de toda equipe. Finalizando com exibição do vídeo: Oração do Bebê que qual emocionou as participantes presentes no Aulão.
 
 


Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja: Célia de Oliveira e Michelle Karine  e Equipe do Circulo de Educação e Cultura: Kedma Maria, Maria Selma e Marileide Barra Nova
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana  

 
 
 
 
Caetés
 


    O Canto Mãe Coruja de Caetés, participou neste último dia 25 de maio,  no horário da manhã, do movimento Maio Amarelo, realizado pela Secretaria de Saúde através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com o apoio do Grupo dos Patrulheiros Mirins que faz parte de um programa social da Secretaria de Assistência Social. O evento se deu na feira livre, com o intuito de sensibilizar a população na adoção de medidas básicas de segurança visando à redução de acidentes no trânsito e suas consequências. A metodologia utilizada foi a realização de uma blitz educativa, com abordagens explicativas, entrega de panfletos educativos, laço amarelo que simboliza o Movimento, e ainda foram aplicadas de forma simbólica uma multa moral, onde identificava todas as infrações cometidas e que poderiam ocasionar um acidente.

      A blitz buscou por meio da educação tornar o trânsito mais seguro, principalmente em nosso Município em que se tem um grande número de acidentes de moto com vítima fatal, entre as vítimas mulheres e crianças que circulam em garupas de motocicletas sem uso de capacetes e com número de pessoas superior a capacidade permitida.

Passaram pelo evento cerca de 150 pessoas.


 
 
 
Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Caetés - Adriana Maria Tenório Branco e Jaqueline Carlos Navarro   
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana                                     






Angelim


“Nenhuma língua é capaz de expressar a força, a beleza e o coração de uma mãe....”





       No dia 07/05/2015 ás 09:30hs, foi realizado no PSF São Luiz o Dia das mães, momento de muita emoção com as apresentações e os depoimento. Esse ocasião foi realizado pelos profissionais Unidade de Saúde do PSF do São Luiz que contou com a participação o Círculo de Educação e Cultura e Canto Mãe Coruja e a presença de mais de 80 mães e convidados.     Esse momento foi comemorado com uma Palestra sobre a “Importância de Ser Mãe”, a palestrante foi a Técnica do Canto Mãe Coruja de Angelim Cláudia Alves da Cruz, teve também a participação do Círculo de Educação com uma apresentação de um vídeo e a leitura de uma mensagem feita por uma mãe do CEC Lucivânia Alves da Silva que leu o texto abaixo:
 
Serás mãe por toda a vida, mas ele será criança só uma vez!

Para refletirmos:

" Respira. Serás mãe por toda a vida.
Ensine as coisas importantes. As de verdade.
A pular poças de água, a observar os bichinhos, a dar beijos de borboleta e abraços bem fortes.
Não se esqueça desses abraços e não os negue nunca. Pode ser que daqui a alguns anos, os abraços que você sinta falta, sejam aqueles que você não deu.
Diga ao seu filho o quanto você o ama, sempre que pensar nisso.
Deixe ele imaginar. Imagine com ele.
As paredes podem ser pintadas de novo, as coisas quebram e são substituídas.
Os gritos da mãe doem pra sempre.
Você pode lavar os pratos mais tarde. Enquanto você limpa, ele cresce.
Ele não precisa de tantos brinquedos. Trabalhe menos e ame mais.
E, acima de tudo, respire. Serás mãe por toda a vida. Ele será criança só uma vez"

Esse é o resultado do trabalho realizado com muita parceria e amor ao que se faz.





Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Angelim
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 

 



                                       Águas Belas


 Município e Mãe Coruja no fortalecimento de Políticas Públicas para Gestantes.



 
A secretaria Municipal de saúde de Águas Belas e parceiros como o NASF e Mãe Coruja, realizaram no dia 27/05/2015, na Casa Rosa. Uma ação de educação continuada pela com a Nutricionista do Nasf Kath Helen Campos e as gestantes da Sala de espera do pré-natal do PSF Barra Nova. A ação teve como objetivo troca de experiências entre os profissionais e as gestantes.
Participaram da ação 10 gestantes que estavam esperando para fazer o pré-natal. Após a passagem do vídeo educativo de Aleitamento Materno Exclusivo até 6 meses, a nutricionista provocou as gestantes para acontecer a troca de experiência, depois foi passado o outro vídeo de Alimentação complementar para as crianças acima dos 6 meses, onde também teve trocas de experiências relevantes para o público-alvo


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Águas Belas
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 







  Municípios do Mãe Coruja da V regional fortalecem os direitos e a auto estimada das mulheres

 



 



Os Cantos Mãe Coruja da V Regional de Saúde junto com os Círculos de Educação e Cultura e parceiros do Programa no município, realizaram durante o decorrer do mês de maio de 2015 ações como: palestras, rodas de conversas, promoção de momentos de beleza e descontração. A ação teve como objetivo fortalecer e empoderar a mulher quanto aos seus direitos e deveres e aumentar sua auto estima.

Ao final de cada ação, percebeu-se a importância de promover ações como esta tanto para a mulher como para toda sua família






Matéria: Profissionais do Mãe Coruja na V regional
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 







Capoeiras


Círculo de Educação e Cultura  fortalece a parceria na realização do Aulão de encerramento do Módulo I - Criança






     O Tema “Sou Criança! Respeitar meus direitos é garantir meu futuro” foi o grande mote da roda de conversa que marcou o início de mais um módulo a ser trabalhado no Circulo de Educação e Cultura, no município de Capoeiras. Falar dos direitos da criança serviu de plano de fundo para a reafirmação da parceria já existente naquele território.

    Na prática o tema vem sendo colocado em destaque sob a forma de ações desenvolvidas, tais como: 18 de maio – Dia do Combate a Exploração Sexual Infantil, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mobilizações do cronograma de atividades para obtenção do Selo UNICEF culminando neste dia 28 de maio, com o Aulão do Círculo de Educação e Cultura - CEC, atividade ligada ao Programa Mãe Coruja Pernambucana.

    Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Pastoral da Criança, CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, além das Técnicas do Programa Mãe Coruja e Professoras do CEC participaram e contribuíram de forma significativa, cada um em sua particularidade chamando a atenção para a responsabilidade no envolvimento de todos objetivando melhorias que possam garantir os direitos da criança e do adolescente no município.

”As crianças são o futuro da nossa sociedade e seus direitos devem ser respeitados para que tenhamos cidadãos comprometidos com suas famílias e bem estar social” Ressalta a Técnica Vânia Gisele.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Capoeiras
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...