segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mãe Coruja de Recife tem mês de maio movimentado com a I Semana do Bebê do Recife, II Encontro de mães e gestantes e a inauguração de mais dois Espaços


Mãe Coruja presente na I Semana do Bebê de Recife

  

Na última segunda-feira, dia 18 de maio, a Primeira Dama do Recife, Cristina Mello, juntamente com o Secretário de Saúde, Jailson Correia e Jane Santos, coordenadora do escritório da UNICEF Pernambuco, abriram a I Semana do bebê de Recife, que está ocorrendo de 18 a 24 de Maio em diversos locais da cidade.

A Primeira Dama do Estado, Ana Luiza Câmara, esteve presente prestigiando o evento, além da Gerente de Monitoramento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Virgínia Holanda.

A semana tem como tema: “Não basta sobreviver: tem de desenvolver” . A programação está bem diversificada.; as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Turismo e Lazer e outras instituições não-governamentais estão realizando várias ações de cuidado da família e da criança, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Serão oferecidas palestras, oficinas, contação de histórias, rodas de conversas, atividades culturais, orientação e serviços de saúde voltados às crianças, gestantes, mães, famílias e profissionais da rede municipal.

Os Espaços Mãe Coruja Recife de Água Fria, Santo Amaro, Torrões, Macaxeira e COHAB participam da semana oferecendo as seguintes atividades: massagem shantala e banho de ofurô para os bebês do Programa; palestra dialogada com o tema- “Meu bebê chega em casa: cuidados na 1ª semana” e customização de travesseiro de amamentação; palestra dialogada: “meu bebê sob diferentes olhares: saúde bucal da mãe e bebê, amamentação e cuidados gerais”.

Está acontecendo, também, uma campanha de estímulo à doação de leite materno e de vidros para armazenamento do leite, com o intuito de reforçar o estoque da Rede de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta.

O encerramento da semana, no dia 24 de maio, acontecerá na Praça Pinto Damasco (Praça da Várzea) com atividades lúdicas e educativas do “Recife de Coração nos Bairros” e arrecadação dos vidros doados das 10 às 17h.


 
 
 

Mãe Coruja Recife dos Espaços de Santo Amaro, Água Fria, Macaxeira e Torrões participaram do II Encontro de mães e gestantes
 
 
         Durante toda a tarde da última terça-feira, dia 12 de maio, aproximadamente, 150 mulheres do Programa Mãe Coruja Recife dos Espaços de Santo Amaro, Água Fria, Macaxeira e Torrões participaram do II Encontro de mães e gestantes do Programa em comemoração ao mês das mães.
            O caráter intersetorial do Programa possibilitou promover uma programação com diversas atividades propostas e viabilizadas pelas secretarias municipais integrantes do Programa Mãe Coruja Recife: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Mulher, Secretaria de Juventude e Qualificação profissional e Secretaria de Planejamento e Gestão.
            O Forte das Cinco Pontas foi o local escolhido, onde as participantes puderam visitar o Museu, com a exibição da exposição "Capibaribe: meu rio"; participaram de Oficina de beleza, com profissionais voluntários da Embeleze; realizaram um ensaio fotográfico, feito pelos alunos do SENAC e do “ Projeto Bandeira Sempre no Alto” cerimônia de hasteamento da bandeira da Cidade do Recife, que contou com a presença do  “Coral Novo Milênio".
            Além disso, no Encontro houve apresentação do grupo de choro da Escola João Pernambuco, sorteio de brindes e falas de homenagens às mulheres do Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; Secretária da Mulher, Elizabete Godinho; Secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim e Mirtes Araújo, Gerente do Programa.
            O Evento teve como objetivo comemorar o mês das mães com atividades de cultura e lazer a fim de favorecer o fortalecimento do vínculo entre as mulheres e seus filhos cadastrados no Programa, além do incentivo à elevação da autoestima dessas.
 
 
 

 Mãe Coruja do Recife tem mais dois espaços mãe coruja 

            O Prefeitura da cidade do Recife, inaugurou na última sexta-feira, dia 08 de maio, mais dois Espaços Mãe Coruja Recife, sendo um no bairro de COHAB e outro no bairro de Torrões.

                Em COHAB, o Espaço funciona no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo Salazar na Av. Campina Grande S/N UR 1, que passou por uma requalificação total de suas instalações e foi entregue, pelo Prefeito, também, na data citada. Estima-se que 1.275 mulheres/ano sejam cadastradas e acompanhadas no referido Espaço.

            As gestantes e suas crianças do bairro de Torrões poderão ser atendidas no Espaço Mãe Coruja, o qual funciona na Unidade Básica Tradicional, Profº Joaquim Cavalcanti, na Av do Forte,1350. Na ocasião, a Unidade foi entregue à população depois de se submeter ,também, a uma requalificação. Estima-se atender 554 mulheres ao ano.

            Na mesma data, o Prefeito sinalizou o início das atividades dos Espaços Mãe Coruja de San Martin (na USF Geraldo Barreto Campelo/San Martin -  Rua Comendador Franco Ferreira, 876) com estimativa de 450 cadastros de mulheres/ano e em Joana Bezerra (na USF São José do Coque- Av. Central S/N) com previsão de 290 cadastros de mulheres/ano.

            Com tais lançamentos, Recife conta com 7 (sete) Espaços em funcionamento, sendo os demais nos bairros de Água Fria na Policlínica Salomão Kelner na Estrada Velha de Água Fria, 1658; em Santo Amaro na Policlínica Waldemar de Oliveira na Rua do Pombal, 115 e no bairro da Macaxeira na USF Macaxeira/Burity na Rua Maria Cândida, 87.
 
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja de Recife
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...