quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lajedo - Mãe Coruja e NASF oferecem orientações sobre aleitamento materno ao grupo de gestantes do PSF Santa Luzia







     Diante de tantas questões que surgem para as futuras mães durante a gestação estão às dúvidas sobre a amamentação, dada a importância desta etapa para a vida do bebê e para o vínculo com o filho. Perguntas como: “será que produzirei leite o suficiente?”; “meu leite é bom?”; “meu bebê vai ter a pega certa para mamar?”; “meu peito vai inflamar, rachar ou sangrar?”. São questões que norteiam o dia-a-dia das gestantes e, nestas horas, a possibilidade de ter um apoio profissional para dar esclarecimentos fez toda a diferença. Amamentar é sempre a melhor opção. Ajuda a perder os quilos ganhos na gravidez e ainda é uma fonte infinita de vitaminas e nutrientes para seu filho crescer forte e saudável.

   O leite materno já vem na temperatura ideal, esterilizado, é de fácil digestão e não dá trabalho para preparar, protege o bebê contra infecções porque contêm os anticorpos da mãe, o risco de contaminação é diminuído, pois vai direto da mama para a boca do bebê, desenvolve e fortalece a musculatura facial, favorecendo o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala, comenta a fonoaudióloga “Prycilla Inácio” reforça o vínculo mãe-filho, diminui os riscos de alergias que podem ser causadas pela introdução prematura do leite de vaca, entre outros.
     Além disso, do ponto de vista da mãe, o ato de amamentar contribui para diminuir as hemorragias pós-parto, devido à liberação do hormônio ocitocina, que ajuda a contrair o útero. Mães que amamentam também têm mais facilidade para voltar ao peso anterior à gravidez, tanto pela contração do útero quanto pelo gasto calórico do ato de amamentar.
     Os encontros do grupo de gestantes são realizados mensalmente e integram a rotina de atendimento às grávidas assistidas pelos PSF’s do município durante o pré-natal.

    As Técnicas Mãe Coruja, explicou a importância das futuras mães frequentarem o grupo de gestantes e explica que o objetivo do grupo nesse encontro é a promoção e a proteção do aleitamento materno e que, embora receba prioritariamente futuras mães em atendimento, também é aberto a outras gestantes interessadas. 

   Parabéns as técnicas do Programa Mãe Coruja pela parceria e dedicação em prol da nossa população, comenta a enfermeira do PSF Santa Luzia “Milena Pimentel”.



Matéria: Profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Lajedo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...