sábado, 15 de agosto de 2015

Lajedo - Mãe Coruja participa da elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância





    Quatro eixos formaram a Comissão para Elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância: Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura. Membros das secretarias e o Mãe Coruja se reuniram no auditório do IPSEL para traçar diante das metas, as ações e estratégias.


     Guiado a reunião proposta pelo CONDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), a convidada Lígia Cabral Barbosa, pedagoga e psicóloga é coordenadora do grupo de trabalho da RNPI (Rede Nacional da Primeira Infância). E logo no início da palestra, destacou “Não tem quem tire esse selo de Lajedo”, se referindo aos indicadores do Estado que compõe o PMPI, pré-requisito também para conquista do selo UNICEF (Lajedo já alcançou 18 metas das 19 designadas pela planilha do UNICEF).

     A  reunião propôs que mais um eixo intrínseco às ações finalísticas fosse discutido: as finanças que garantem ações a serem desenvolvidas para delimitar de quais unidades orçamentárias ampliarão a captação de recursos para o desenvolvimento de metas, como a proposta pelo eixo da educação de ampliar o número de espaços que contemplam o brincar, espaço público para leitura e educação lúdica, por exemplo.

    Divididos em grupos, os setores pontuaram outras metas, como:

1)Garantir o restabelecimento do vínculo familiar em até 50% nas áreas mais vulneráveis;
2) Garantir assistência em 100% ao pré-natal de alto risco;
3)Diminuir em 10% do número de partos cesáreos;
4) Ampliar em até 90%, o acompanhamento de puericultura com foco no Desenvolvimento Infantil; 5)Ampliar o acesso e a oferta de espaços para as expressões culturais.

     O Plano Municipal pela Primeira Infância já vem sendo elaborado (http://zip.net/byrMB4), como também será discutido em audiência pública, e no dia 17 de setembro será apresentado ao poder legislativo para futura votação. 






Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Lajedo -   Nataly Inácio e Prycilla Inácio
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...