domingo, 16 de agosto de 2015

Municípios e profissionais da III regional do Mãe Coruja paticiparam de Conferências Municipais de Saúde e Assistência Social





   Os técnicos dos cantos Mãe Coruja de : Amaraji, Catende, Cortês, Joaquim Nabuco, Palmares, foram presenças marcantes nas Conferências Municipais de Saúde e Assistência Social

   Durante este mês de Julho , foram realizadas nos municípios de Amaraji, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares e Quipapa, Conferências Municipais de Saúde e Assistência Social, com participação ativa das Técnicas do Programa Mãe Coruja, objetivando contribuir com propostas para a Construção de Políticas Públicas , favorecendo o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde- SUS.

   Foi destacada a Participação ativa dos Conselheiros Municipais de Saúde, representantes da sociedade civil organizada e usuários dos SUAS ( Sistema Único da Assistência Social e Sistema Único de Saúde- SUS). 

   A Participação nas Conferencias oportuniza avaliar os serviços ofertados na rede municipal aos usuários do sistema, tais como : Programas e Benefícios, serviços de média complexidade e serviços hospitalares. As conferencias são espaços democráticos da política de saúde e Suas, além de ser bastante enriquecedor.

Foram discutidos alguns Eixos:

Na assistência social:

Eixo 1 – enfrentamento das situações de desproteções sociais e cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; 


Na saúde foram discutidos os eixos

I- Direito à saúde garantia de acesso e atenção de qualidade; 

II- Participação social; 

III- Valorização do trabalho e da educação em saúde; 

IV- Financiamento do sus e relação público-privado; 

V- Gestão do sus e modelos de atenção á saúde; 

VI- Informação, educação e política de comunicação do sus; 

VII- Ciência, tecnologia e inovação no SUS; 

VIII- Reformas democráticas e populares do estado. 

   Há um sentimento de dever cumprido, pois houve uma contribuição de forma geral para a melhor qualidade de vida do ser humano, participando deste debate coletivo, visando suas necessidades sociais e potencialidades. 

   Já dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade” e as conferências são espaços exemplares de participação popular, aproximando as deliberações das reais necessidades do município. Pois o que almejamos, são políticas públicas efetivas, e junto somos muito melhores do que sozinhos!!!















Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Amaraji, Catende, Cortes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Quipapa.
Secretários municipais de saúde: 
Secretárias de assistência social:







:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...