quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno



      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana




Terezinha 

                               
Mãe Coruja e município vivenciam a semana mundial de aleitamento materno






    Em virtude da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizou-se na manhã deste dia 04/08 atividades com as gestantes do PSF Preta Gomes, mais uma oportunidade para garantir a promoção do aleitamento materno. 

      O evento iniciou com a exibição de um vídeo explicativo, seguido por uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. Momento de grande importância para ressaltar que o leite materno é o alimento fundamental e mais completo até os seis meses de vida, além dos inúmeros benefícios para a mãe (bem-estar, realização, ajuda a emagrecer e contribui para a volta do útero ao tamanho normal) e para o bebê (previne alergias, obesidade, provoca menos cólica e tem efeito positivo no desenvolvimento psicológico da criança).

   O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas. O leite materno é bem mais que um simples alimento, é vida.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Terezinha
Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Recife 

Mãe Coruja Recife promove ações em alusão à semana mundial de aleitamento materno




     A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada entre os dias 01 a 07 de Agosto, cujo o tema desse ano é: "amamentação e trabalho- para dar certo o compromisso é de todos" chama atenção para o direitos da mulher, inclusive, o de amamentar.

    Nesse sentido, o Programa Mãe Coruja Recife juntamente com as Coordenações Municipais de Saúde da Criança e da Pessoa Idosa, realizou várias ações para incentivar o apoio à mulher que amamenta.

    Os sete Espaços Mãe Coruja em funcionamento (Água Fria, Santo Amaro, Joana Bezerra, Torrões, San Martin, Macaxeira e COHAB) realizaram rodas de conversas com os grupos de pessoas idosas dos referidos Distritos Sanitários como estratégia de fortalecer e informar às avós/avôs, dos nossos bebês corujas, sobre a importância da amamentação para que eles possam motivar e colaborar no processo de seus neto(a)s e demais crianças de suas famílias e comunidades.
  Em média, mais de 100 pessoas entre idosos e gestantes participaram das referidas atividades, podendo discutir os mitos e verdades em torno do aleitamento materno e seus benefícios. 




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja do Recife

Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Lagoa do Ouro

Grupo de gestantes na "Semana do aleitamento materno”





     Na quinta–feira dia 6 de agosto aconteceu o encontro do Grupo de Gestantes no Canto Mãe Coruja de Lagoa do Ouro. Este momento contou com a colaboração dos profissionais do NASF, Joana Monteiro (Fisioterapeuta), Carla Sobral (Psicóloga), Érika Dias (Nutricionista), Lívia Maciel( Farmacêutica) e a participação de 17 gestantes ,que teve como tema principal ALEITAMENTO MATERNO.

    O objetivo do encontro foi esclarecer sobre a importância do aleitamento materno, as vantagens para a mãe e a criança, a postura adequada e os problemas relacionados a mama devido a pega incorreta. As mães participaram ativamente da atividade, tirando suas dúvidas sobre a amamentação.








Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Lagoa do Ouro
Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...