segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno



      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana




                 Bom Conselho



                                Semana do Aleitamento Materno 





     O Mãe Coruja em Bom Conselho realizou ação de incentivo ao Aleitamento Materno com ações  voltadas para as gestantes do Mãe Coruja em Bom Conselho e mulheres, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A ação aconteceu na Equipe Saúde da Família (ASF),  Dr.Raul Camboim, teve início às 8:00hs do dia 06 de agosto para 29 participantes. Inicialmente a técnica do Mãe Coruja abordou a Importância do Aleitamento materno, enfatizando os benefícios tanto para a mãe como para seu bebê, posicionamento e pega adequada, o preparo da mama durante a gestação, bem como os problemas mais frequentes durante a amamentação, mostrando a este público sobre a importância do Aleitamento Materno exclusivo até o 6º mês de vida, não necessitando de água, chás, enfim, nada. Como o próprio nome diz Exclusivo, só peito...
     Posteriormente se assistiu a um filme sobre o tema citado em promoção à vida, logo após foi passado o vídeo falando sobre o Programa Mãe Coruja, momento oportuno para divulgar o Programa e conquistar mais mulheres. Houve relatos de troca de experiências entre si e ao final foi servido um café da manhã.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Bom Conselho




                                        Lajedo




   O Município de Lajedo em consonância a Campanha Mundial de amamentação realizou durante a 1ª semana do mês de agosto ações voltadas para a promoção do aleitamento materno. Todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Mãe Coruja no Projeto Boa Vida, promoveram atividades voltadas para este tema enquanto as gestantes aguardavam o atendimento de pré-natal. 

     Tendo em vista a importância do aleitamento materno exclusivo, o objetivo destas ações é mostrar às mães as vantagens do aleitamento para o bebê, como a prevenção de doenças e lembrá-las sempre que o leite materno tem todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável da criança.

    As técnicas do Canto Mãe Coruja juntamente com a Professora do Círculo de Educação e Cultura Vanuza Vicente, destacaram que A Semana Mundial da Amamentação é realizada sempre no mês de agosto, porém “a amamentação é um desafio diário, amar e alimentar”.

    Foi ressaltado ainda que todas essas ações sobre a amamentação visam reduzir a mortalidade infantil, pois não só colaboram para prevenir doenças e mortes, mas, sobretudo, contribuem para garantir mais saúde e qualidade de vida para as crianças no presente e no futuro, como adultos. 





Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja - Nataly Inácio e Prycilla Inácio
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Terezinha





      No dia último dia 06 de agosto, o Mãe Coruja Terezinha contemplou as educandas dos CEC através das professoras e sua coordenação com uma palestra sobre o aleitamento materno. 

    O momento teve como objetivo promover e apoiar a prática do aleitamento materno fortalecendo o vínculo da mãe com o bebê. 

   Durante a palestra ocorreu a exibição de um vídeo do Ministério da Saúde (Amamentação-muito mais que alimentar a criança), e em seguida foi realizada uma roda de conversa para sensibilizar as estudantes sobre os benefícios biológicos, emocionais e nutricionais proporcionados pela amamentação. Por fim foi entregue as mulheres um panfleto sobre dez motivos para amamentar.






Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Terezinha
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


III regional do Mãe Coruja




Participantes : Mães, Avós e Pais Corujas 

    A Semana da Amamentação foi comemorada no período de 03 a 07 de agosto de 2015, pelos técnicos do Programa Mãe Coruja Pernambucana dos municípios de Catende, Rio Formoso, Joaquim Nabuco e Xexéu, desta III Gerencia Regional discutindo o tema: “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos” . Foram realizadas várias ações, destacando :  rodas de conversa com as avós e mamães corujas, palestras de incentivo ao aleitamento materno, exibição de vídeos sobre a temática abordada, exposição de material educativo, utilização do álbum seriado da UNICEF com o intuito de facilitar o trabalho de orientação e divulgação.      Contamos com a colaboração/articulação das Secretarias Municipais, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde – (PSFs) Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, NASF entre outros órgãos.


































Matéria: Profissionais do Mãe Coruja do canto, professores dos Círculos de Educação e Cultura de Catende, Joaquim Nabuco, Xexéu e Rio Formoso
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...