quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno



      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana





Mirandiba



 Mãe Coruja  na Semana Mundial da Amamentação  






      Em alusão a Semana Mundial da Amamentação, de 1 a 8 de Agosto, a Equipe do Canto Mãe Coruja de Mirandiba realizou atividades sobre a Importância do Aleitamento Materno e ações integradas com a Atenção Básica do município e o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

    A abertura da Semana da Amamentação, foi realizada no Canto Mãe Coruja pela equipe e teve como convidada a Fonoaudióloga Maria Sá, que trabalhou o tema: “Bebê sarado mama no peito”, enfatizando a importância do Aleitamento Materno para o desenvolvimento oro-facial. O evento contou com a participação de 25 mulheres (gestantes e puérperas) e crianças. 

     Em todas as Unidades de Saúde da Família do Município de Mirandiba, foram realizadas Rodas de Conversas com gestantes e puérperas, abordando os benefícios da amamentação para o fortalecimento dos laços afetivos entre a mãe e o bebê e leite materno, o alimento mais completo para o Bebê até o sexto mês de vida. Foi um momento muito rico de esclarecimento e trocas de experiências.  A média de participação foi em  torno de 30 mulheres em cada ação realizada.

   Se percebe que o incentivo ao Aleitamento Materno deva ser uma atividade contínua para  desmistificar alguns mitos que cercam este assunto, como relata M.A.S, 19 anos, gestante: “Meu primeiro filho eu não amamentei, pois o bico do meu peito é para dentro e pensava que não podia! Hoje, eu sei que sou capaz, pois aprendi como é a pega correta, pois o bebê não mama só no bico(risos), já este que vai nascer eu quero amamentar”.


Foi parabenizados todos os profissionais envolvidos neste processo em prol da garantia do crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Mirandiba
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





 Dormentes 

Mãe coruja na semana mundial do aleitamento materno





    Entre os dias 1 e 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o tema deste ano é Amamentação e trabalho. O intuito da campanha é sensibilizar os empregadores sobre a importância da amamentação, pois a mulher que amamenta falta menos ao trabalho uma vez que seu filho adoece menos. 

    A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno comece já na sala de parto e que seja exclusivo e em livre demanda (o bebê mama a quantidade que quer, quando quer) até o 6º mês e se estenda até 2 anos ou mais.
Durante toda a semana de 03 a 07/08, foram realizadas no Canto de Dormentes, atividades de incentivo ao tema, distribuição de panfletos sobre o Aleitamento e vantagens da amamentação.

   Na última segunda-feira ( 10) os Técnicos do Canto Mãe Coruja de Dormentes, promoveram uma roda de conversa com gestantes cadastradas no Programa sobre Amamentação, onde foram destacados assuntos como boa pega, mitos e verdades, vantagens para o binômio, direitos da família, como extrair e armazenar leite materno. No mesmo dia, aconteceu também palestra em parceria com o Odonto SESC, onde uma Técnica de Higiene Bucal, abordou temas como Higienização bucal do RN, uso de chupeta e mamadeira, escovação das crianças e cuidados bucais na gestação.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Dormentes Karla Tatiana de Carvalho e Sá Alves da Cruz e Marcos Kleber Alves da Cruz
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Iguaraci



Mãe Coruja na Semana Mundial do Aleitamento Materno





     Durante o mês de agosto o Mãe Coruja Iguaraci, vem trabalhando com as mães a importância do aleitamento materno. No dia 13 agosto foi realizada uma Roda de conversa com aproximadamente 30 mulheres, que trocaram experiências, recebendo informações e tirando dúvidas com as técnicas, educadoras e também a psicóloga do CRAS. Alguns dos temas discutidos: Importância do aleitamento materno, dificuldades na amamentação, apoio familiar, vinculo mãe e filho, mitos, forma de armazenamento, vantagens para a saúde da mulher, dicas para uma amamentação bem-sucedida. Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno tendo em vista que todas tinham uma experiência para compartilhar, após um lanche, foram sorteados brindes para finalizar essa tarde de conhecimentos, estreitando assim ainda mais o vinculo do Mãe Coruja com nossas mulheres e crianças.

“Amamentar é um laço de amor pra vida inteira!”



























Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Iguaraci
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Casinhas


Amamentar é um ato natural de Amor




  
      A amamentação não é apenas levar nutrientes essências para crescimento do bebê,  é também, imprescindível para fortalecer os laços afetivos entre mãe e filho. Durante a gestação a natureza prepara o seio para a amamentação, ganhando volume com a chegada do leite. Neste  período é muito importante  que a gestante busque informações e também converse sobre amamentação com profissionais especializados em aleitamento materno e com outras mulheres para troca de experiências.

Sobre o leite materno e o ato de amamentar: 
"O leite materno é a alimentação ideal para todas as crianças. O leite humano por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil. Ele possui componente e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Além disso, a amamentação favorece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo.

O leite humano é um alimento inimitável devido a sua complexa composição e o único que pode ser oferecido direto de mãe para filho. Além de ser uma forma de criar laços com o bebê, a amamentação estimula hormônios que fazem o útero encolher para o tamanho que era antes da gravidez. Fornecendo “assim benefícios de saúde para mãe e para o seu bebê”.

        Para ter uma boa a amamentação é muito importante a influencia e condição emocional da mulher e pela sociedade em que ela vive. Por isso, o apoio do companheiro, da família, dos profissionais de saúde, enfim, de toda a sociedade é fundamental para que a amamentação ocorra sem complicações.  























Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Casinhas - Carmen Valença e Claudenice Lourenço
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...