sábado, 22 de agosto de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno




      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana




Maraial

"Amamentar é D♥ar Saúde”



       Neste mês de agosto o Canto Mãe Coruja de Maraial vivenciou a Semana da Amamentação. Foi Convidado como palestrantes a equipe do NASF e do PSF I. Foi iniciada as atividades com a dinâmica do bombom, onde se buscou refletir sobre a importância da solidariedade através das diversas formas de transmissão de gestos afetivos. Em seguida os palestrantes convidados abordaram a temática “Amamentar é D♥ar Saúde”, orientaram sobre a maneira adequada de se amamentar.      Utilizando-se de seios artificiais partiram para demonstração de técnicas corretas (as chamadas Boa e Má Pega) de amamentar. Falou-se também dos benefícios do Leite materno, doenças que são evitáveis pelo gesto de amamentar, benefícios corporais, tanto para o bebê quanto para a mãe. Ao final, após os agradecimentos, foi servido um lanche. 






Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Maraial - Equipe do canto: Quitéria Freitas e Rômulo Patrício, Articuladora do canto: Maria das Graças (gal), Coordenador do Círculo de Educação e Cultura: José Silva, Professores do Círculo: Eliane Eloi, Luciene Maria, e Zeranilda Cavalcanti.

Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Bom Conselho 


   Comemoração da Semana do Aleitamento Materno 




   O Mãe Coruja em Bom Conselho intensifica cada vez mais as ações de incentivo ao Aleitamento Materno. A ação se voltou para as gestantes e mulheres cadastradas no Mãe Coruja do Distrito do Logradouro dos Leões durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. 
   A ação aconteceu na ESF Natália Cavalcante, neste mesmo distrito, tendo início às 9:00 hs do dia 13/08/2015 para 20 participantes. No primeiro momento a profissional do Mãe Coruja em parceria coma a equipe de Saúde enfatizou a importância do Aleitamento Materno, bem como o amamentar com sucesso, esclarecendo ao grupo de mulheres presentes que a amamentação é um ato natural que possui a melhor forma de amamentar, proteger e amar o seu bebê, porém, mesmo sendo natural, o fisiológico necessita ser orientado e aprendido para que no momento que receberem os seus bebês possam oferecer e viver esse momento único e de infinito prazer.                   Tivemos como parceiros envolvidos a equipe de Saúde, como também não poderíamos deixar de citar a participação da Médica Cubana Drª Nancy nesse evento referido.
     Logo após, foi passado o vídeo falando sobre o Programa Mãe Coruja, momento oportuno para divulgar o Programa e conquistarmos mais mulheres. Houve relatos de troca de experiências entre si. Posteriormente foi realizado sorteio com brindes e um café da manhã.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Bom Conselho
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Paranatama




       O Canto Mãe Coruja em Paranatama, os seus Círculos de Educação e Cultura e a Secretaria de Saúde, realizaram nos dias 04, 11 e 19 de Agosto nos PSF’s - Cupira, Campo Sujo e Azevém, rodas de conversas e palestra sobre a importância do Aleitamento Materno, ministradas pelas psicólogas do NASF, odontóloga e enfermeiras.       Dentre vários benefícios que a amamentação proporciona à criança, também foi abordado pela odontóloga sobre o desenvolvimento da linguagem nos seus primeiros anos de vida, outro tema tratado foi sobre o parto humanizado.

    Participaram das ações os Agentes de Saúde, Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem, Odontóloga, Fisioterapeuta, Psicóloga e as Professoras dos Círculos de Educação e Cultura e as Técnicas do Programa Mãe Coruja.

No encerrando foi realizado sorteios de brindes para as gestantes e foi oferecido lanches para todos os presentes.




Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja de Paranatama: Cícera Gomes e Célia Lima
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...