sábado, 15 de agosto de 2015

Santa Maria da Boa Vista - Mãe Coruja promove o Cozinha Brasil/SESI






     “A autogestão tem como mérito principal não a eficiência econômica (necessária em si), mas o desenvolvimento humano que proporciona aos praticantes. Participar das discussões e de decisões do coletivo, ao qual se está associado, educa e conscientiza, tornando a pessoa mais realizada, autoconfiante e segura” (SINGER, 2002, p. 21).

    No decorrer de 03 a 07 de Agosto, foi realizado no a oficina do Cozinha Brasil através do SESI, cujo objetivo foi transmitir aos participantes que podem comer bem gastando pouco. Esse programa, além de elevar o nível de saúde e qualidade de vida das mulheres, também promoveu ações de educação alimentar e nutricional, favorecendo o encontro da teoria e prática.
   Através da sua unidade móvel, as mulheres puderam conhecer na gama do reaproveitamento alimentar o seguinte:
 Escolher os alimentos por seu valor nutritivo; aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo com isto o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; promover a melhoria da renda familiar.


   Além do que foi descrito acima, não podemos deixar de registrar que,as mães puderam também levar os seus filhos, onde  participaram do SESINHO com atividades de recreação e reciclagem. 

    Dessa forma, acreditamos que todo o processo de conhecimento, tornou para muitas mulheres que ali estavam presentes, um momento impar em suas vidas, momento este, oportuno para que futuramente possam gerar sua própria fonte de renda, reaproveitando materiais que antes consideravam sem fins de utilização. Para tanto, penso que Singer traduz através do seu estudo o que essas mulheres alcançaram com suas próprias produtividades e aprendizado:

Segundo Singer (2002): “a experiência de trabalho autogestionário traz consigo um potencial educativo, ou seja, a autogestão, através das práticas que a envolvem, permitiria educar e transformar o comportamento dos sujeitos, no sentido de que suas ações passassem a ser pautadas por valores ideológicos que não aqueles das relações sociais capitalistas” (p 19).

































Texto: Profissional  do Canto Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista - Girlândia César

Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...