terça-feira, 20 de outubro de 2015

Brejão - Mãe Coruja e Secretaria de Saúde promovem palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência







     Além de objetivar combater a mortalidade materna e infantil, o Programa Mãe Coruja se propõe informar o alunado de forma holística, considerando a valorização pessoal, a autonomia e a preservação do afeto e da família como peças primordiais para garantia da saúde. Dessa forma, e considerando o aumento no número de adolescentes grávidas, o Canto Mãe Coruja de Brejão organizou, no dia 30 de setembro de 2015, um palestra sobre a importância da prevenção da Gravidez na Adolescência. 

    O evento contou com a participação dos alunos da Escola Municipal João Cabral da Silva Neto na faixa etária dos 13 às 17 anos de idade. O tema da Gravidez na Adolescência abordado pela facilitadora a enfermeira Kilma Melo da Unidade de Saúde da Família Mandacaru e os profissionais do Mãe Coruja,  orientaram e propiciaram discussão  sobre problemas físicos, psicológicos e sociais. De acordo com a coordenadora Kedna Tenório do Círculo de Educação e Cultura: "cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o bebê após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada". 



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Brejão: Técnicas do Canto: Célia de Oliveira/Michelle Karine , Coordenação do Circulo de Educação e Cultura Kedna Tenório e Enfermeira Usf Mandacaru Kilma Melo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...