quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Palmeirina - Mãe Coruja realiza palestra sobre o Novembro Azul



    Na tarde do dia 11 de novembro realizou-se palestra sobre o Novembro Azul na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Regina Pacistendo, o público alvo mulheres do Círculo de Educação e Cultura, estudantes do ensino médio e funcionários. Estavam  presentes as profissionais do CEC, das técnicas do Canto Mãe Coruja e dos professores da EREM Regina Pacis.

    A palestra foi ministrada pelo Prof. Ronildo Miranda, especialista em Saúde pública, que abordou a importância da prevenção contra o câncer de próstata trazendo dados estatísticos sobre casos de homens que tiveram câncer nos últimos anos, mostrando a função da próstata, a importância do exame como PSA - Exame de sangue para avaliar a próstata, Toque retal - palpação da próstata, Ultrassonografia para próstata. Segundo o Prof. Ronildo estes exames devem ser realizados todos os anos a partir dos 50 anos de idade, mas quando há histórico familiar de câncer de próstata, deve ser feito a partir dos 45 anos, mostrou também quais consequências pode trazer caso seja diagnosticado o câncer.

    Depois da palestra o Prof. Ronildo deixou em aberto para público fazer perguntas relacionadas ao tema, em que tivemos vários questionamentos pertinentes onde foi bastante enriquecedor havendo interação dos jovens estudantes e mulheres, descobrindo a importância da prevenção contra o câncer de próstata e outras doenças através dos cuidados com higiene, alimentação e principalmente a quebra de barreiras do preconceito em fazer os exames, pois em muitos casos o diagnóstico é feito quando a doença já está em estágio avançado. 

  As Profissionais do Círculo de Educação Cultura e as Técnicas do Canto Mãe Coruja também participaram dos questionamentos incentivando o público na prevenção e nos cuidados com câncer de próstata. Na ocasião o Círculo de Educação e Cultura agradeceu a parceria dos atores envolvidos nesta ação, que foi de grande importância para a conscientização da comunidade em relação à saúde do homem.














Matéria:Profissionais do Mãe Coruja em Palmeirina - Luciana Bizarria Bezerra – Coordenadora do CEC, Elissandra Soares da Silva – Professora do CEC,  Leilane Moura da Silva - Professora do CEC,  Maria Ester de Souza Moraes, Maria Sueli Pimentel de Santana
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...