terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sertão do Moxoto - Municípios da VI regional do Mãe Coruja participam das atividades do Outubro Rosa


       A Campanha do Outubro Rosa esteve presente nas atividades desenvolvidas pelas equipes do Programa Mãe Coruja da VI Região de Saúde e da Gerência Regional do Sertão do Moxotó. Um trabalho de mobilização com diversos parceiros, que possibilitou várias ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.


Ibimirim

    A Equipe do Mãe Coruja em Ibimirim realizou ações com o objetivo de orientar as mulheres acompanhadas pelo Programa a fazerem os exames de rotina para prevenir o Câncer de Mama e de Colo do Útero: com rodas de conversa, palestras, etc. Participando junto a Secretaria de Saúde de uma Caminhada pelas ruas do Município, finalizando com a prática de exercícios físicos, alongamento e dança.


Buique


   Durante o mês de outubro, o Programa Mãe Coruja em Buíque também esteve participando das ações educativas do Outubro Rosa nas Unidades de Saúde da Serrinha, Vila do Posto, anexo do São Benedito e no CRAS da Vila Mutirão. Os encontros foram voltados para as gestantes ligadas a essas Unidades que receberam informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero, através da realização dos exames de mamografia e do exame de lâmina, além do auto-exame da mama. Na ocasião, foram exibidos dois vídeos de animação que serviram como instrumentos para sensibilizar as gestantes sobre a importância do cuidado e após a exibição foram formados rodas de conversa para esclarecer dúvidas sobre o assunto, coordenados pelos Enfermeiros e as equipes de saúde das respectivas Unidades.


Arcoverde


    Em Arcoverde, houve várias ações que contaram com o apoio e participação do Mãe Coruja ligadas ao Outubro Rosa. No PSF Aneide Fernandes houve uma palestra com a enfermeira e psicóloga do Posto, com uma dinâmica da árvore enfeitada com lacinhos pelas mulheres que já haviam feito exames preventivos de mama. Também houve uma grande caminhada pela cidade no dia 16 de outubro com palestras na chegada. No PSF Cidade Jardim a enfermeira responsável realizou várias atividades referentes à temática com apoio dos Círculos.



Venturosa


      No dia 21 de outubro de 2015 foi realizada ações do Outubro Rosa pelo município de Venturosa em parceria como Mãe Coruja. No PSF Vila Bacurau a enfermeira Elizabete Barros realizou uma palestra sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama. Na palestra, ela ressaltou a importância do autoexame explicou como realizá-lo, e também falou sobre o câncer de mama nos homens e que também é importante ter esse cuidado, onde enfatizou que diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para cura. Na vila do Tará com a Enfermeira Maria Daice o tema também foi abordado e tivemos uma participação muito especial das educandas do CEC.


Custódia


      Em Custódia o movimento de Campanha do Outubro Rosa aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro de 2015 com participação efetiva da equipe Mãe Coruja e das educandas dos CEC. A ação foi voltada para as mulheres com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a prevenção de várias doenças. Enfatizando a importância de fazer a mamografia, o citológico, entre outros, conscientizando assim a comunidade em relação à saúde da mulher. Foi muito proveitosa as mulheres tiraram suas dúvidas e ficaram satisfeitas com a ação realizada.


Inajá


      Em Inajá a palestra sobre o Outubro Rosa aconteceu no dia 27 de outubro de 2015 no PSF do Alto do Jorro com a participação das mulheres da comunidade e especialmente as educandas dos CEC e toda equipe do Programa Mãe Coruja, bem como CRAS e ACS. O médico Dr Ruslan Valdivia e a enfermeira Sabrina abordaram o assunto com muita propriedade, ensinando as mulheres a fazer o auto-exame das mamas. A mãe Coruja Claudia relatou: “Eu pensava que dava câncer em mulheres que amamentavam muito, mas hoje vi o doutor dizendo que é o contrário, é mais fácil dar em que não dá de mamar”.


Sertânia


   No dia 27 de outubro de 2015, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança do município de Sertânia, aconteceu uma mobilização com palestra sobre o Câncer de Mama. Foram realizados exames de mamografia e atendimento com oftalmologista e dia 28 houve uma caminhada sobre o Outubro Rosa com as mulheres da academia da cidade saindo da Vila da Cohab até o centro da cidade. O Mãe Coruja se fez presente nos dois eventos, apoiando o município e incentivando a participação das mulheres.




Tupanatinga



    Os Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja em Tupanatinga realizou no dia 03 de novembro de 2015, uma palestra relacionada à prevenção do Câncer de Mama. A palestra foi realizada pelo enfermeiro Rui Santa Cruz Oliveira Filho, que, com um linguajar simples transmitiu informações de suma importância para as mães. O enfermeiro levou próteses de mamas para que de forma prática as mães pudessem compreender quando e como deveria ser realizado o auto-exame, ele mostrou por meio de slide os estágios em que podemos encontrar os nódulos em nosso organismo, mais exatamente nas mamas, Rui explicou que quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura.



Matérias: Profissionais do Mãe Coruja  no Sertão do Moxoto
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...