terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Mãe Coruja na campanha Novembro Azul em municípios do Sertão do Moxoto





No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Com base nesses fatos a Campanha Novembro Azul vem ganhando cada vez mais força e o Mãe Coruja não poderia deixar de apoiar essa causa, afinal, nós também temos Pais Corujas que necessitam deste  nosso cuidado.



Custódia

Durante o mês de novembro de 2015 foi realizado palestra sobre a Campanha Novembro Azul nos Círculos de Educação e Cultura do Bairro do Cruzeiro e Pindoba da professora Gizelia, no município de Custódia. Na ocasião estavam presentes pais e mães corujas, a assistente social do município e as coordenadoras do CRAS 1 e 2. A palestra foi ministra pelo Secretário de Saúde do município e a Enfermeira Eveline Souza que abordaram a importância da prevenção contra o câncer de próstata trazendo dados sobre casos de homens que tiveram câncer nos últimos anos, mostrando a função da próstata e a importância de exame com PSA, exame de sangue para avaliação da próstata, toque retal e ultrassonografia. Segundo o secretário de saúde, exames devem ser realizados todos os anos a partir dos 40 anos de idade.



Arcoverde

O  Mãe Coruja em Arcoverde, tendo como parceiro a Unidade de Saúde Jardim Petrópolis, realizou atividades de palestra de orientação sobre a importância dos exames de próstata, hábitos alimentares, higiene corporal, tabagismo, e alcoolismo. A palestra foi realizada pelo Técnico do Canto Arcoverde, médica e psicóloga da UBSF, onde contamos com a participação de 14 homens que testificaram a importância do exame para a manutenção da vida. Superar o preconceito do toque e oferecer qualidade de vida.

Os profissionais dos Círculos também participaram de algumas ações da Campanha Novembro Azul. No PSF Aneide Fernandes na COHAB I, dia 11 de novembro de 2015, participaram de palestra ministrada pelo Psicólogo Dr. Robson, que comoveu a todos explicando aos homens presentes a gravidade da doença e a importância da prevenção. O Psicólogo cantou e tocou uma música de Renato Russo e fez uma reflexão com os participantes. Falou sobre a família e o seu papel no incentivo a prevenção e apoio nas dificuldades da doença. No PSF do Bairro Sucupira também foi promovida palestra de incentivo aos homens quanto à prevenção do Câncer de Próstata e os pais corujas também estavam presentes.



Sertânia

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou em 24 de novembro de 2015 um atendimento exclusivo para homens em uma Unidade Móvel que ficou estacionada em frente ao Centro de Saúde da Mulher e da Criança, no centro da cidade. A ação fez parte das atividades da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer na próstata. Além de palestras, aferição da pressão arterial e glicemia, os mais de 30 homens que participaram da ação realizaram consulta com médico urologista. Após o exame de toque retal, foram solicitados, em alguns casos, exames de PSA e ultrassonografia da próstata por via abdominal. A oferta exclusiva de atendimento para o público masculino na Unidade Móvel é uma forma de incentivar os homens a procurar atendimento médico, facilitando o acesso aos serviços de saúde”, disse o secretário de Saúde do município. No dia19 de novembro de 2015, mais de 40 homens atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Cerâmica e 13 de Maio realizaram no Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette a ultrassonografia da próstata por via abdominal. _“As atividades do Novembro Azul estão sendo realizadas em todas as unidades básicas de saúde do município. Até o dia 30 de novembro ainda estaremos realizando diversas ações da campanha”, concluiu o secretário. A equipe dos Círculos de Educação e Cultura (CEC) do Programa Mãe Coruja esteve presente nos eventos apoiando a participação dos pais corujas



Ibimirim


Neste dia 30 do mês de novembro 2015 os Círculos de Educação e Cultura Ibimirim realizou uma palestra relacionada a prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul, ministrada pelo agente de saúde Eraldo Silva com a finalidade de orientar e esclarecer diversos assuntos relacionados ao câncer de próstata e sua prevenção. O mesmo repassou com sabedoria e seriedade informações de suma importância para as mães orientarem seus companheiros.



Inajá


Em 03 de dezembro de 2015, foi realizado um Evento da Campanha Novembro Azul na Câmara Municipal de Vereadores de Inajá. O evento chamou a atenção dos homens e teve como tema principal “O homem que se cuida não perde o melhor da vida”. Durante o evento houveram diversas palestras ministradas por profissionais da saúde do município sobre: Câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis, Prevenção de Acidentes, Sáude Bucal e Obesidade. Houve também sorteios de 03 cestas com produtos de higiene pessoal. Esteve presente a Coordenadora da Atenção Básica, Médicos, Dentista, Professores de Educação Física, Presidente da Câmara de Vereadores, enfermeiras dos PSFs, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais do Canto Mãe Coruja e dos Círculos de Educação e Cultura, e os atores principais do evento: OS PAIS CORUJAS.



Autoria: Coordenadoras Regionais da VI GERES e GRE ARCOVERDE e profissionais dos Cantos e dos CEC dos municípios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...