quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bom Conselho - Mãe Coruja e município discutem estratégias sobre a Microcefalia





O Canto mãe coruja de Bom Conselho realizou na tarde do dia11.01.2015 às 14:00h uma reunião com a Coordenação da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica para discussão dos casos de Microcefalia objetivando intensificar a busca ativa através das visitas domiciliares as crianças com perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm. Assim diante desses achados realizar o mais precocemente a notificação efetiva e encaminha-las urgentemente para a referência. Na ocasião definimos o fluxo e orientações necessárias quanto a precisão do diagnóstico feito na referência por profissional habilitado, tentar oferecer assistência imediata e necessárias às crianças e famílias atingidas por esse agravo, bem como a vigilância permanente das gestantes e dos recém- nascidos com microcefalia. 

Em virtude da mudança no padrão de ocorrência dessa alteração congênita, com elevação da quantidade de casos em comparação aos anos anteriores faz-se necessária uma interação maior dos diversos setores envolvidos para que juntos possamos adotar medidas de prevenção e controle em tempo hábil a essas famílias.

Sabemos que o aumento atual desta ocorrência pode ser explicado por diversos motivos, tanto por infecções congênitas, quanto por outras causas não infecciosas especialmente no primeiro trimestre da gravidez, período crucial para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Autoras: Profissionais do mãe Coruja em Bom Conselho - Irabele Guedes de Oliveira, Karla Oliveira Ramos de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...