segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Lajedo - Mãe Coruja desenvolve ações com o município no combate ao Aedes Aegypts





O Programa Mãe Coruja Pernambucana tem contribuído na investigação epidemiológica da Microcefalia no Estado de Pernambuco. Neste sentido, o Canto Mãe Coruja de Lajedo tem realizado diversas ações que visam monitorar os casos notificados de microcefalia e ajudado a prevenir a incidência de outras notificações.

Desta forma, a equipe técnica do Canto Mãe Coruja de Lajedo tem direcionado suas atividades em ações de prevenção e esclarecimento sobre Microcefalia para as mulheres cadastradas no Mãe Coruja, promovendo palestras, juntamente com o NASF e o PSF Vila dos Prazeres de Lajedo, abordando a definição científica, seus sinais e sintomas e a investigação sobre a relação da Microcefalia com o mosquito Aedes aegypti que é transmissor do vírus zika.

Foi enfatizada a importância de todos agirem no combate a proliferação do mosquito, evitando águas paradas, lixo em local aberto, trocar plantas aquáticas por outras que usem terra e a necessidade de divulgar as informações obtidas e sobre o uso de repelentes adequados, devendo-se com muita atenção averiguar as indicações dos tipos de repelentes para as gestantes.

Além disso, as técnicas do Mãe Coruja realizaram busca ativa das mulheres que tiveram seus recém-nascidos notificados com microcefalia, para averiguar e acompanhar as informações sobre os bebês, oferecendo informações, orientações e encaminhamento, monitorando as mulheres que são cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana.

O trabalho desenvolvido é sistemático, pois além das ações de campo, as mulheres são informadas e orientados no Canto, recebendo atenção das ações articuladas com a Secretaria de Saúde do município, a vigilância sanitária e equipes das Unidades de Saúde da Família.








Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Lajedo - Edjane e Jailma 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...