quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Gerência Regional de Educação (Arcoverde) - Mãe Coruja finaliza através de seus Círculos de Educação e Cultura o Módulo III e realiza palestras sobre viroses





Betânia

Em Betânia, foi finalizado o ciclo dos trabalhos dos Círculos de Educação e Cultura (CECs) do Módulo III – Família e Território com debates e palestra sobre a Zika vírus, Chikungunya e microcefalia: como evitar e prevenir o mosquito nas casas e cidades. Na policlínica de São Caetano a palestrante foi a enfermeira Fernanda, onde ressaltou a importância de se cuidar e cuidar da família. Além disso, Fernanda informou também para elas que no município de Betânia já tem dois casos confirmados de microcefalia, que estão sendo já acompanhados pelos profissionais adequados. Os parceiros para as palestras foram a Secretaria de Assistência Social e os Funcionários da Policlínica, bem como a coordenadora pedagógica e as professoras dos Círculos.



Buíque

Em Buíque, a finalização do módulo III dos CEC iniciou com fala de agradecimento da equipe pela participação das mães e familiares nas atividades desenvolvidas ao longo do ano. Além disso, foi feita uma retrospectiva das vivências de 2015, homenagem das professoras às educandas, entrega dos certificados. O evento foiconcluído com a fala da profissional do Canto Mãe Coruja Karine sobre a prevenção das viroses que se alastram, o que se pode fazer para evitar a procriação do mosquito e a questão da microcefalia.



Custódia

Os CECs de Custódia desenvolveram atividades em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e do Zika vírus. No Bairro Vila Cohab foi realizado um momento educativo entre professora e crianças da comunidade. Na ocasião, foi ministrada uma palestra e, em seguida, as crianças realizaram uma panfletagem nas residências próximas. No bairro Cruzeiro, visando orientar as mães, aconteceu uma palestra com a enfermeira sobre o tema Microcefalia onde foram apresentadas através de slides as consequências advindas, bem como as formas de prevenção e os cuidados a serem tomados.

Inajá

As mulheres dos Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja Pernambucana do povoado Caraibeiro, zona rural de Inajá, assistiram no mês de dezembro uma palestra sobre dengue, Chikungunyae Zica Vírus com o objetivo de informar as mães quanto as causas, sintomas e tratamentos dessas viroses que tem se expandido nos últimos meses. Momento muito positivo para todas as envolvidas, as mulheres puderam tirar suas dúvidas e ficar melhor informadas. A mãe Cássia disse: “Nós que somos mães, temos que ficar bem informadas porque temos crianças e temos que saber o que fazer para protegê-las”. A professora Crystiany e a Coordenadora Pedagógica Andréa dos CEC foram as palestrantes. No PSF do Alto do Jorro, o encerramento do Módulo III reuniu mães corujas da referida localidade, um momento de grande importância para todas. Teve a entrega de certificados, distribuição de lembranças, lanche e sorteio. A profissional do Canto, Ana Paula, aproveitou o momento para reforçar sobre a importância dos cuidados que deve se ter para combater o “mosquito transmissor das viroses”. Foi uma tarde muito proveitosa. “Eu gosto muito de estar aqui participando dos Círculos, aprendendo cada dia mais, e creio que em 2016 vai ser melhor ainda. Eu não quero perder nada”, ressaltou Maria, uma das mães presentes.



Ibimirim

Durante o mês de dezembro foram realizadas palestras nos Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Ibimirim pelas enfermeiras Ana Karla, Maria de Fátima e Amanda sobre os cuidados a serem tomados para evitar os casos de microcefalia e a identificação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor do Zika, além da dengue e da febre Chikungunya. As mulheres dos CEC saíram satisfeitas com os esclarecimentos e tornaram-se multiplicadoras das informações nas suas comunidades.



Itaíba

Aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pedro de Alcântara Ramos, em Itaíba, a conclusão do Módulo III do CEC do Programa Mãe Coruja com a participação da coordenadora pedagógica Marileide Ramos , das professora Cristiane Nunes  e Edivânia Inácia, da técnicas do Canto, Edvaneide Silvério  e Renata Julião, além das educandas dos quatro Círculos de Educação e Cultura. Houve uma dinâmica e apresentação de slides com todas as ações vivenciadas pelos Círculos durante o ano letivo, onde foi realizada a confraternização de Natal e Ano Novo, com lanche e distribuição de lembranças confeccionadas durante as aulas. Vale ressaltar a dedicação de toda a equipe, motivando e buscando a presença das mães, com grande participação das educandas cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana. Finalizou-se o evento com a entrega de certificados, com a certeza do dever cumprido, sabendo que é possível melhorar a cada dia o bom trabalho que já vem sendo realizado.



Sanharó


Em Sanharó, a palestra de Encerramento de Módulo III no Sítio das Moças foi ministrada pela doutora Kelys Hoysarique, onde contou-se com a participação das educandas e da equipe dos CECs. Já na localidade do Bairro Padre Noval, a palestrante foi a doutora Carminha Souza Leão, que teve a efetiva participação das mulheres. A equipe dos CECs organizou os dois eventos com muito carinho e com o objetivo de contribuir para os esclarecimentos das mulheres e de toda a comunidade. Todas as profissionais envolvidas acreditam que, unidas, podem realizar uma ação preventiva em relação ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.





Matéria: Profissionais do Mãe Coruja no Sertão do Moxoto - Coordenação Regional e Coordenadores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...