quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Fundação Maria Cecília Vidigal visita o Mãe Coruja em PE



A Mata Sul pernambucana foi o cenário escolhido para visita da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), na última segunda-feira. Atendendo ao critério de localização, o Canto Mãe Coruja de Joaquim Nabuco foi escolhido para que fossem apresentados in loco os trabalhos realizados pelo programa.

Na ocasião, a equipe de coordenação do Mãe Coruja, representada por Bebeth de Andrade Lima e Virgínia Holanda, levou o gerente de conhecimento aplicado da Fundação, Eduardo Marino, para conhecer uma das aulas do Círculo de Educação e Cultura (CEC). "A visita de hoje foi muito esclarecedora para se ter uma noção do poder e da capilaridade do Mãe Coruja. Nós temos estruturado um sistema de saúde e de educação, mas esses setores estão um pouco desarticulados quando dizem respeito a atenção à criança pequena. E o Mãe Coruja consegue fazer essa articulação que complementa. Mais ainda do que a organização do trabalho e a capacidade dos profissionais, o que me chamou a atenção foi o engajamento", ressaltou Marino.

O espaço de atividades pedagógicas do CEC proporciona a troca de experiências, cria um ambiente favorável à construção de novos saberes, formas de pensar, sentir e agir, que também envolvem os familiares das gestantes. Até agora, mais de 7 mil mulheres já participaram das aulas. Esse contato é tão importante que muitas voltaram a estudar. Essa é a forma de o Mãe Coruja vislumbrar o conhecimento e compartilhar isso com as suas mulheres, buscando o empoderamento através da consciência social. Eduardo Marino pôde ver isso na prática acompanhando de perto uma das aulas do CEC e interagindo com profissionais do Canto, além das próprias mães e filhos.

“Receber a Fundação aqui foi extremamente proveitoso porque ela já é nossa parceira na primeira infância. Trouxemos para cá um parceiro para ver como temos trabalhado na ponta, sobretudo numa área de cana, como é a zona da mata. O Mãe Coruja cresce quando fortalece as parcerias”, salientou Bebeth.



FMCSV


A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, criada em 1965, hoje se dedica à promoção do desenvolvimento da primeira infância, que é o período que vai da gestação aos seis anos de idade. A instituição cumpre essa missão por meio de projetos sociais, cursos, publicações, eventos, vídeos, programas de TV, financiamento à pesquisa e tradução de conteúdos estrangeiros, entre outros. Os principais públicos são profissionais de todas as áreas que lidam com gestantes, famílias e crianças pequenas; gestores públicos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas públicas; mídia e formadores de opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...